terça-feira, 31 de janeiro de 2012

26º Corta Mato de Figueira e Barros

No passado sábado, dia 28 de Janeiro, realizou-se na freguesia de Figueira e Barros concelho de Avis o 26º Corta Mato local, onde esteve inserido também o Campeonato distrital de Corta Mato.

O evento, organizado pelo Centro Cultural de Figueira e Barros com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, contou com provas para todos os escalões. No conjunto das provas de absolutos femininos (4500m) e absolutos masculinos (6000m) terminaram 44 atletas, sendo 8 (18%) do sexo feminino.

Os vencedores absolutos foram Bruno Paixão do Atletismo Clube de Portalegre e Raquel Trabuco do Clube Elvense de Natação, que se sagraram também campeões distritais de corta mato.

Em relação à minha prova correu melhor do que eu estava à espera. Tinha começado com uma constipação no dia anterior e no dia da prova acordei com febre. Ainda ponderei não correr, mas na hora da prova já me sentia minimamente capaz e então lá fui eu.

Equipa ACP que participou na prova absoluta.

Eram 4 voltas a um circuito com cerca de 1500m de extensão. Não era um circuito plano, tinha algumas subidas e o terreno encontrava-se muito seco e duro devido à falta de chuva.

No início confesso que abusei um bocado, fiz o primeiro km em 3'30. Demasiado rápido! É aquela euforia da partida que nos leva a acelerar sempre mais... E mesmo assim ainda me fui tentando controlar, avaliando a respiração... Mas como era no início estava cheio de força!

Ainda fiz um bom 2ºkm, em 3'52. A partir daqui já tinha a minha posição mais ou menos definida e controlada.

Nas voltas seguintes fui gerindo o esforço, ultrapassei um ou dois atletas, fui ultrapassado por outros tantos e pronto, tá feito!
A constipação não me afectou muito, depois de começar a correr parece que tudo passa... Mas claro que preferia ter corrido a 100%.

Registei no meu garmin 5,70km em 22m45s com uma média de 4min/km. Fui 18º de 36 na classificação masculina e 7º de 11 nos seniores masculinos.

Em relação ao campeonato distrital de corta mato, ajudei a equipa sénior do ACP a sagrar-se campeã, tendo o clube ainda conseguido o título nos absolutos femininos e vários pódios individuais.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Janeiro - Resumo Semanal nº 5

De 23 de Janeiro a 29 de Janeiro
 
Treino calmo, em ritmo constante...
O objectivo é ir aumentando a distância e o tempo de treino na bicicleta... A fase dos 50km e das 2h está consolidada...

Dia 25 - Treino de corrida de 12,47km em 1h 05min
Regresso dos treinos de séries... Foram cerca de 15min de aquecimento e depois 7x1000m com 2'10 de recuperação. Consegui manter os tempos de cada série mais ou menos estáveis, tendo feito a mais lenta em 4'08 e a mais rápida em 3'56.

Dia 26 - Fortalecimento muscular - 30min
Treino de reforço e fortalecimento muscular, com abdominais, pranchas e trabalho com elásticos.

O ritmo até que nem foi muito mau, mas o corpo não queria muito correr... Com uma gripe à porta, não foi um treino nada fácil...
Ainda ponderei não ir à prova, porque acordei com febre e cheio de dores no corpo, mas a vontade de correr falou mais alto e lá fui eu. Acabei por fazer uma boa prova, tendo em conta as condicionantes e ajudei a equipa sénior do ACP a sagrar-se campeã distrital de corta mato!
Era para ser um treino de 20km, mas teve que ser "abortado" a meio devido a não me encontrar nas melhores condições por causa da maldita constipação...
 
 
Distância: Corrida = 43,09km
                Ciclismo = 56,74km
 
Tempo: Corrida + Ciclismo= 5h57m

Cadência média: 5:24 min/km (apenas corrida)

Ganho de elevação: Corrida = 360m
                               Ciclismo = 564m


A semana não correu bem como eu tinha previsto devido à "gripalhada" que apanhei no fim de semana...
Mesmo assim ainda consegui ir ao Corta Mato e ajudar a equipa a sagrar-se campeã distrital.
O treino longo de domingo ficou pendente e irei realizá-lo durante a semana, visto que para o próximo fim de semana não tinha planeado nenhum longo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Janeiro - Resumo Semanal nº 4

De 16 de Janeiro a 22 de Janeiro
Treino curto e calmo na Serra de S. Mamede, a recuperar do Nacional de Estrada e a descobrir um novo trilho... 

Dia 17 - Treino de corrida de 13,85km em 1h 13min
Um treino bem puxado. 8km num bom ritmo e depois 10 rampas de 250m... 

Dia 18 - Descanso 

Dia 19 - Treino de ciclismo de estrada de 56,33km em 2h 15min
Um bom treino na bicicleta, com um temperatura agradável e pouco vento... E ainda uma queda pelo meio, mas sem consequências... 

Dia 20 - Treino de corrida de 9,03km em 59min
Treino num ritmo calmo, a acompanhar a Carla...

Dia 21 - Descanso
Mais um bocadinho de UTSM. Desta vez foi a subida a Marvão desde a Portagem e regresso, depois mais uns 4km em estrada...


Distância: Corrida = 43,69km
               Ciclismo = 56,33km
Tempo: Corrida + Ciclismo= 7h45m

Cadência média: 7:33 min/km (apenas corrida)

Ganho de elevação: Corrida = 1103m
                               Ciclismo = 547m

Uma boa semana de treinos, com um ligeiro aumento da quilometragem. Nas próximas semanas irei continuar a aumentar a carga.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Planeamento Janeiro - Abril

Após definir os objectivos para 2012, continuei o período de reflexão - que já tinha iniciado em 2011 - de forma a definir as provas em que vou participar até Abril.

Nestes primeiros meses do ano as provas de Trail abundam no nosso país e, por isso mesmo, a minha preparação tem como objectivo estar em forma nessas mesmas provas.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Campeonato Nacional de Estrada 2012

Realizou-se no passado domingo, dia 15, em Benavente, o Campeonato Nacional de Estrada 2012, aproveitando a estrutura da prova dos "15km de Benavente", embora, segundo ouvi dizer (porque nunca tinha participado na dita prova), o percurso tenha sido diferente.

Realizou-se também uma prova aberta com a participação de mais de 4 centenas de atletas. No Campeonato Nacional propriamente dito foram classificados 261 atletas.

Sagraram-se campeões de estrada Manuel Damião em masculinos e Ana Dulce Félix em femininos, ambos do Maratona Clube de Portugal.

Dulce Félix na recta final.

Aos 5km. Damião resguardou-se e venceu no final ao sprint.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Janeiro - Resumo Semanal nº 3

De 09 de Janeiro a 15 de Janeiro
 
Treino de recuperação, em ritmo calmo... 
 
Mais um treino calminho. A ideia era andar um bocado mais rápido e fazer mais uns km's, mas o estômago cheio (burrice minha!) não o permitiu... 
 
Uma boa volta, com uma média razoável e alguns esticões pelo meio... Bela sova!
 
Dia 12 - Descanso
 
Dia 13 - Descanso
Treino calminho, só para descontrair em véspera de prova...
Um dos meus objectivos para este ano já está! Consegui melhorar o meu recorde pessoal dos 15km que era 1h 07m 20s e vinha da Corrida das Fogueiras de 2011. Estava confiante que iria conseguir e assim foi... Se baixasse da 1h05 já ficava satisfeito, mas superei as expectativas... Fiz a prova praticamente toda com o Sérgio e o Paulo Rodrigues, o que ajudou a manter um ritmo certinho... Ainda não tenho tempo oficial, porque a FPA ainda só disponibilizou tempos até ao 90º lugar, vamos aguardar...

Sprint final... (Foto: ACP)
 
 
Distância: Corrida = 34,78km
               Ciclismo = 50,68km
 
Tempo: Corrida + Ciclismo= 5h08m

Cadência média: 5:23 min/km (apenas corrida)

Ganho de elevação: Corrida = 228m
                               Ciclismo = 538m
 
 
Foi uma semana com treinos de corrida calmos, sem loucuras, de forma a poupar-me para a prova de domingo.
Apenas apliquei mais intensidade no treino de ciclismo, mas nesse dia estava cheio de "pica" e só me apetecia acelerar...
Agora, se o corpo deixar, vou tentar aumentar a carga novamente nas próximas semanas...

sábado, 14 de janeiro de 2012

2012 - Objectivos!

Para manter a motivação e ter sempre algum objectivo em mente há que, regularmente, fazer uma análise e planear a médio/longo prazo...

Pois para 2012 tenho vários objectivos que me irão manter ocupado e motivado o suficiente durante todo o ano, pelo menos assim espero...

Neste momento estou a virar-me mais para as provas de Trail, mas quando posso também participo numa ou outra prova de estrada.

Sendo assim os meus objectivos para 2012 dividem-se entre o trail, a estrada e, se se proporcionar, ainda tentarei participar numa prova de pista...

Então, preto no branco, aqui ficam alguns objectivos que gostava de alcançar em 2012:

  • Melhorar o meu Recorde Pessoal (RP) da milha;
  • Melhorar o meu RP dos 10km;
  • Melhorar o meu RP dos 15km;
  • Melhorar o meu RP da Meia Maratona;
  • Terminar uma Maratona.

  • Terminar um Trail com distância superior a 35km;
  • Terminar um Trail com a distância da Maratona;
  • Terminar um Trail com distância superior a 42km;
  • Experimentar novas sensações;
  • Testar os meus limites e apanhar grandes empenos.

  • Terminar uma Meia Maratona em areia.

  • Participar numa prova de ciclismo de estrada.

Em relação aos objectivos de estrada, penso que estão todos ao meu alcance... Os 15km irei tentar já amanhã no Nacional de Estrada em Benavente, os 10km é só arranjar uma prova e cai logo, a 'Meia' penso que também está ao alcance e a milha é que é mais complicado, mas vamos ver...

Em relação à Maratona é uma questão de mentalização. Não é nada do outro mundo fazer 42km em estrada, qualquer pessoa com um mínimo de preparação o faz. A minha questão será o tempo a que vou apontar... Será uma estreia, por isso o que mais me interessa é acabar, mas queria fazer um tempo minimamente decente... Vamos indo e vamos vendo... Em princípio será no Porto, em Novembro, que farei a minha estreia na distância!

No trail é completamente diferente, não tem nada a ver... Quero é fazer distâncias cada vez maiores e em percursos cada vez mais duros... Quero fazer coisas difíceis e superar-me a mim mesmo! Quero que doa! Claro que ambiciono sempre a melhor classificação possível nas provas, mas acima de tudo quero pôr o meu corpo à prova...

Outro objectivo que tenho para este ano é fazer uma meia maratona em areia, com vista a novos objectivos em 2013...

E ainda pretendo participar numa prova de ciclismo de estrada. Normalmente a organização da Volta a Portugal organiza, no dia de descanso da Volta, uma etapa para o público em geral. Normalmente são cerca de 80km, distância que já estou apto a cumprir, por isso vou continuar a pedalar para me preparar, também, para esta "brincadeira"...

Espero que as lesões (pelo menos aquelas mais graves) não me batam à porta e me deixem fazer aquilo que gosto...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2011 em números


Há muitos números que resumem e retratam o que eu fiz em 2011. O primeiro a destacar são as 26 provas realizadas... E foram elas:

  1. Campeonato Nacional de Estrada - Cesar
  2. Campeonato do Alentejo de Corta Mato - Pavia
  3. 11º GP de Montemor-o-Novo
  4. Campeonato Nacional de Corta Mato Curto - Vila Nova da Barquinha
  5. Campeonato Distrital de Montanha - Figueira e Barros
  6. 6ª Media Maratón de Montaña de Albuquerque
  7. 24ª Meia Maratona Elvas-Badajoz
  8. Olímpico Jovem - Ponte de Sor - 3000m
  9. 1º Trail Castelo de Abrantes - 15km
  10. 4ª Media Maratón "Ciudad de Coria"
  11. 13ª Milha Urbana das Galveias
  12. 5ª Corrida do Guincho "Entre Serra e Mar"
  13. 32ª Corrida das Fogueiras
  14. Meeting de Castelo de Vide - 1500m
  15. 2º Trail do Almonda
  16. Trail Nocturno das Lebres do Sado
  17. Meia Maratona de Portugal
  18. 2º Trail Terras do Grande Lago
  19. Grande Trail Serra d'Arga - 20km
  20. 12º Corta Mato do Ervedal
  21. 37ª Meia Maratona Internacional da Nazaré
  22. 13ª Media Maratón de Montaña "Villa de Jarandilla"
  23. Estafeta da Maratona de Lisboa - 1º percurso
  24. Corta Mato de Elvas
  25. 14ª S. Silvestre do Crato
  26. 29ª S. Silvestre de Avis

Nestas 26 provas percorri cerca de 348km! Umas mais rápido, outras mais lentamente... No conjunto, demorei cerca de 30h37min, o que dá uma média de aproximadamente 5'17/km.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Janeiro - Resumo Semanal nº 2

De 02 de Janeiro a 08 de Janeiro
 
Um recorde de distância percorrida num só treino... Foram 40km durinhos, pelo primeiro troço do UTSM, com subida até ao cume de S. Mamede e regresso. Uma nova experiência de 5h30... O corpo queixou-se um bocadinho no final, mas lá foi... 
 
Dia 03 - Descanso
 
Um treino calminho no circuito de corta mato. Ainda a recuperar dos 40km...
Mais um bom treino de bicicleta, com subida novamente ao cume de S. Mamede (Antenas) e regresso...
Treino com início muito rápido, depois à luz do frontal, pela azinhaga a ouvir a natureza...

Dia 07 - Descanso
Continuação do percurso do UTSM, das Antenas até à Portagem... 25km em que as maiores dificuldades são algumas descidas bem inclinadas... As subidas vão-se fazendo... Só faltou mesmo molhar os pézitos no rio...
 
 
Distância: Corrida = 81,90km
               Ciclismo = 35,27km
 
Tempo: Corrida + Ciclismo= 12h33m

Cadência média: 7:43 min/km (apenas corrida)

Ganho de elevação: Corrida = 1687m
                               Ciclismo = 868m
 
 
Esta foi uma semana de treinos com bastante carga, porque o treino longo da semana passada foi feito esta 2ª feira.
Agora esta próxima semana é para ser calminha... Tentarei fazer treinos leves para poupar esforços para no próximo domingo estar em forma no Nacional de Estrada.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resumo 2011

2011 foi um ano bastante positivo! Tive os meus altos e baixos como toda a gente, mas penso que os momentos bons superam largamente os menos bons!

Comecei o ano com dores nos pés e Janeiro, apesar de ter participado no Campeonato Nacional de Estrada, foi um mês de poucos treinos.

Em Fevereiro, já minimamente recuperado, iniciei um plano de treinos para me estrear na distância da meia maratona. Tentei ser regular nos treinos em Fevereiro e Março e atingi um bom nível de forma, batendo o meu recorde pessoal dos 10km na prova de Montemor-o-Novo.

Uma das primeiras provas do ano: GP Montemor-o-Novo

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

29ª S. Silvestre de Avis

No último dia de 2011 realizou-se a S. Silvestre de Avis. Uma prova que já conta com 29 edições, sendo assim uma das mais antigas S. Silvestres do país!

A prova foi organizada pelo Centro Cultural de Figueira e Barros e pelo município de Avis e contou com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

A prova foi dividida por escalões desde os Benjamins até aos Veteranos. No conjunto das provas de absolutos femininos (3000m) e absolutos masculinos (6000m) concluíram 105 atletas, sendo 23 do sexo feminino.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Janeiro - Resumo Semanal nº 1

De 26 de Dezembro a 01 de Janeiro
Dia 26 - Descanso

Dia 27 - Treino de corrida de 5,82km em 33min
Primeiro treino após os 3 dias de paragem pelo Natal... Senti-me algo cansado, mas depois de tanta "comezaina" sem fazer nenhum, não se esperava outra coisa...

Estava cheio de vontade de correr e subir muito depois de ter começado a ler o livro "Nascidos para Correr"... Bom treino, com uma boa subida...
Voltei aos treinos na bicicleta... Este foi curto mas intenso, com uma subida dos 343m aos 678m de altitude, já de noite e com temperatura a rondar os 8ºC...
Não tinha muita vontade de correr, por isso fui caminhar... Para quem pensar que isto não é nada, experimentem caminhar a este ritmo durante 1h ou mais e depois verão as dores de pernas... Um bom treino!
Nada melhor do que acabar o ano a fazer aquilo que gostamos! E obrigado a quem "inventou" as S. Silvestre(s)! Assim já temos uma desculpa para andarmos nas corridas a poucas horas de se dar por terminado mais um ano...

Dia 01 - Descanso
Distância: Corrida = 20,19km
               Ciclismo = 14,38km
               Caminhada = 6,08km

Tempo: Corrida + Ciclismo + Caminhada = 3h35m

Cadência média: 5:10 min/km (apenas corrida)

Ganho de elevação: Corrida = 290m
                               Ciclismo = 344m

Mais uma semana de treinos, mais uma boa prova e mais um ano que chega ao fim... Mas em 2012 isto continuará! Com mais treinos, mais km, mais subidas, mais descidas, mais provas e mais aventuras... Esperemos que as lesões se mantenham longe e haja cada vez mais força nas "canetas"!