sexta-feira, 1 de junho de 2012

Freita - Uma "paixão antiga"

Tal como tinha referido aqui ontem, tenho andado a ponderar participar no Ultra Trail da Serra da Freita daqui a um mês...

Pois bem, a decisão foi rápida e a inscrição já está feita e paga, por isso já não há volta a dar...

Inicialmente não estava nos meus planos ir fazer a Freita este ano, porque não tinha a certeza se conseguia ter o dia livre... Mas (in)felizmente parece que terei esse dia, e muitos outros, livres nos próximos tempos...

Desde que comecei a correr e enveredei no mundo da corrida em trilhos que o UTSF me fascinou e sempre desejei fazê-lo, por várias razões...

Primeiro porque é uma zona que gosto muito, onde passei vários domingos nos meus tempos de criança em passeios, piqueniques e churrascos... Nunca me hei-de esquecer também do dia em que conseguimos (eu, os meus pais e a minha irmã) descobrir a aldeia de Drave... Uma aldeia perdida no meia da serra, com acessos complicados e onde, na altura, apenas restavam dois habitantes, um casal já com alguma idade... Este é um dos motivos pelo qual desejo tanto fazer o UTSF, para poder voltar atrás no tempo e recordar paisagens, cores, cheiros e sons da Freita!

O segundo motivo tem que ver com as características da prova em si... São 70km, uma distância nova para mim, que desejo experimentar... Desníveis que nunca fiz numa prova: D+4100m/D-4100m, que desejo conseguir superar! E, last but not the least, a tecnicidade do percurso! Adoro trilhos técnicos e, como sabem, o UTSF é por excelência, a prova extreme de referência em Portugal!

Sendo assim, restam-me 4 semanas para ultimar a preparação. Sinto que estou minimamente preparado, mas ainda queria fazer uns últimos testes antes do grande dia...

O primeiro será já amanhã, 28km com D+1100m em Alvaiázere... E no domingo "arrumo-lhe" com mais uma dose semelhante em treino pela serra de S. Mamede!

No fim de semana de 9/10 é descanso...

No fim de semana de 16/17 conto fazer uma ultra jornada de treino com o objectivo também de testar equipamento...

No dia 24 vamos a banhos na Reixida, já a descomprimir para a Freita...

E é assim... Se sobreviver, cá estarei para contar a história...

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário