quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

15º Campeonato do Alentejo de Corta Mato

No passado sábado, dia 11 de Fevereiro, Campo Maior foi palco dos 15º Campeonatos do Alentejo de Corta Mato, numa organização a cargo da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e do Sporting Clube Campomaiorense, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Campo Maior e da Delta Cafés e o apoio técnico do Concelho de Arbitragem da AADP e a colaboração das Associações de Évora e Beja.

Partida da prova Veteranos/Júniores Masc. (Foto ACP)

Com provas para todos os escalões, umas foram mais participadas que outras. Nota-se uma adesão muita baixa nos escalões mais jovens, tendo sido a prova de veteranos masculinos a mais participada e mais empolgante de ver.

Em seniores masculinos Bruno Paixão do Atletismo Clube de Portalegre sagrou-se campeão do Alentejo, tendo em femininos vencido Raquel Trabuco do Clube Elvense de Natação.

No escalão de veteranos venceu nos masculinos António Horta do Clube da Natureza de Alvito e em femininos Carla Cristina do mesmo clube.

Colectivamente tivemos os seguintes vencedores:


Não descrevo aqui os vencedores das categorias jovens, mas aqui ficam os Resultados.

Equipa Sénior/Masc ACP: Bruno Paixão, Pedro Figueira, Luís Semedo, eu e André Trindade. (Foto ACP)

A minha prova correu bem. Sabia que em princípio não contava para a equipa, porque éramos 5, só contavam os primeiros 4 e em princípio eu seria o 5º elemento... Mas estava lá para qualquer eventualidade e para "roubar" pontos às outras equipas...

A prova dos seniores masculinos seriam 7 voltas, 1 pequena de cerca de 500m e 6 grandes de cerca de 1200m.

Numa das rampas do percurso. (Foto ACP)
É dada a partida e depressa encontro o meu lugar no pelotão. Éramos 30 atletas e eu fiquei logo na retaguarda do grupo. Sabia que a concorrência era forte e que não ia lutar nem pelos lugares do meio da tabela, por isso só tinha que me preocupar com os meus adversários directos.

Os primeiros 3km foram bastante rápidos, abaixo da média final.

Nesta fase inicial fui tentando manter a minha posição à frente de dois adversários directos. Ainda estava com esperanças de alcançar o que ia à minha frente, mas depressa tirei essa ideia da cabeça.

Sensivelmente a meio da prova começo a acusar o cansaço e senti que ia a "puxar" demasiado. Os dois atletas que vinham atrás de mim aproximaram-se e decidi que tinha que mudar de estratégia.

Abrandei ligeiramente e eles passaram-me. Era hora de avaliar as coisas... Fui controlando a distância, nunca ficando a mais de 40/50m desses dois atletas... Agora tinha um trunfo: factor surpresa!

O sol já começava a desaparecer, mas ainda havia muito público presente... A claque ACP estava na zona da meta e de cada vez que lá passava levava um boost de energia que me fazia acreditar...

Íamos entrar na última volta e preparo-me para o esforço final... Acelero ligeiramente, passo na zona da meta com um bom ritmo e levo um "empurrão" que me ajudou a alcançar os dois atletas que iam à minha frente...

A meio da volta, quando o terreno começou a inclinar ligeiramente faço um forcing final e ganho duas posições... Faltavam uns 300m para a meta, mantive o ritmo e cheguei ao fim "estouradinho"...

Logo me disseram que tínhamos ganho por equipas, mas faltava a confirmação oficial.

Uns minutos mais tarde, depois de feitas as contas, lá saiu a confirmação... Equipa sénior masculina campeã do Alentejo de Corta Mato! O ACP, mesmo sem alguns jovens, alcançou ainda mais 4 pódios: 3 individuais e mais um colectivo.

Pódio: Campeões do Alentejo de Corta Mato. (Foto ACP)

Registei no meu garmin 7,52km em 29m24s com uma média de 3:55. Fui 25º de 30 atletas classificados.


Resultados

Sem comentários:

Enviar um comentário