No passado sábado, dia 11 de Fevereiro, Campo Maior foi palco dos 15º Campeonatos do Alentejo de Corta Mato, numa organização a cargo da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e do Sporting Clube Campomaiorense, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Campo Maior e da Delta Cafés e o apoio técnico do Concelho de Arbitragem da AADP e a colaboração das Associações de Évora e Beja.
![]() |
Partida da prova Veteranos/Júniores Masc. (Foto ACP) |
Com provas para todos os escalões, umas foram mais participadas que outras. Nota-se uma adesão muita baixa nos escalões mais jovens, tendo sido a prova de veteranos masculinos a mais participada e mais empolgante de ver.
Em seniores masculinos Bruno Paixão do Atletismo Clube de Portalegre sagrou-se campeão do Alentejo, tendo em femininos vencido Raquel Trabuco do Clube Elvense de Natação.
No escalão de veteranos venceu nos masculinos António Horta do Clube da Natureza de Alvito e em femininos Carla Cristina do mesmo clube.
Colectivamente tivemos os seguintes vencedores:
- Seniores Masculinos: Atletismo Clube de Portalegre
- Veteranos Masculinos: Clube Elvense de Natação
- Absolutos Femininos: Grupo Desportivo Diana
Não descrevo aqui os vencedores das categorias jovens, mas aqui ficam os Resultados.
![]() |
Equipa Sénior/Masc ACP: Bruno Paixão, Pedro Figueira, Luís Semedo, eu e André Trindade. (Foto ACP) |
A minha prova correu bem. Sabia que em princípio não contava para a equipa, porque éramos 5, só contavam os primeiros 4 e em princípio eu seria o 5º elemento... Mas estava lá para qualquer eventualidade e para "roubar" pontos às outras equipas...
A prova dos seniores masculinos seriam 7 voltas, 1 pequena de cerca de 500m e 6 grandes de cerca de 1200m.
![]() |
Numa das rampas do percurso. (Foto ACP) |
Os primeiros 3km foram bastante rápidos, abaixo da média final.
Nesta fase inicial fui tentando manter a minha posição à frente de dois adversários directos. Ainda estava com esperanças de alcançar o que ia à minha frente, mas depressa tirei essa ideia da cabeça.
Sensivelmente a meio da prova começo a acusar o cansaço e senti que ia a "puxar" demasiado. Os dois atletas que vinham atrás de mim aproximaram-se e decidi que tinha que mudar de estratégia.
Abrandei ligeiramente e eles passaram-me. Era hora de avaliar as coisas... Fui controlando a distância, nunca ficando a mais de 40/50m desses dois atletas... Agora tinha um trunfo: factor surpresa!
O sol já começava a desaparecer, mas ainda havia muito público presente... A claque ACP estava na zona da meta e de cada vez que lá passava levava um boost de energia que me fazia acreditar...
Íamos entrar na última volta e preparo-me para o esforço final... Acelero ligeiramente, passo na zona da meta com um bom ritmo e levo um "empurrão" que me ajudou a alcançar os dois atletas que iam à minha frente...
A meio da volta, quando o terreno começou a inclinar ligeiramente faço um forcing final e ganho duas posições... Faltavam uns 300m para a meta, mantive o ritmo e cheguei ao fim "estouradinho"...
Logo me disseram que tínhamos ganho por equipas, mas faltava a confirmação oficial.
Uns minutos mais tarde, depois de feitas as contas, lá saiu a confirmação... Equipa sénior masculina campeã do Alentejo de Corta Mato! O ACP, mesmo sem alguns jovens, alcançou ainda mais 4 pódios: 3 individuais e mais um colectivo.
![]() |
Pódio: Campeões do Alentejo de Corta Mato. (Foto ACP) |
Registei no meu garmin 7,52km em 29m24s com uma média de 3:55. Fui 25º de 30 atletas classificados.
Resultados
Sem comentários:
Enviar um comentário