domingo, 11 de outubro de 2020

1ª edição das Voltas do Impossível 2020 - 3ª parte

Continuação da continuação...


Calma! Nestas alturas de stress é preciso manter a calma e não desesperar... Hierarquisar as prioridades e atuar!

O corte era feio! Apesar de não sangrar muito, notava-se que era profundo! Não sei se pelo stress, ou desespero, o Miguel não levou a mão ao joelho para estancar a hemorragia. Nem pensei duas vezes... Meti uma mão por cima do corte, a outra a apertar o joelho de forma a que ele não perdesse sangue.

Dos 4, apenas o Paulo tinha um kit básico de primeiros socorros... Nem eu, nem o Miguel, nem o Adriano tínhamos levado nada! Pensamos tanto no que vamos comer, o que vamos beber, no equipamento, etc... E não levamos uma porcaria duma ligadura que pesa umas 50g! Acho que ali aprendemos a lição...

O Paulo saca da ligadura... Penso "Já dá para desenrascar!". Faço uma ligadura à volta do joelho do Miguel, para ver se o conseguia pôr a andar! O Miguel levantou-se, queixoso, desanimado... Entre os 4 decidimos que o Paulo e o Adriano seguiam e eu ia andando com o Miguel até à meta... Faltavam uns 4km, que eram sempre a descer.

Lá começamos a andar... O Miguel não conseguia dobrar a perna. Mas íamos com calma, temos tempo... A prioridade era chegarmos inteiros lá abaixo, nem que demorássemos 4 ou 5h. Para ajudar à festa, estávamos metidos num nevoeiro que largava uma chuva miudinha em cima de nós... Mais um ventinho frio! Íamos agasalhados... Mas quer queiramos quer não, já não íamos a produzir o mesmo calor que quando íamos a correr... Não tendo bem noção de quanto tempo poderíamos demorar a fazer aqueles 4km, ainda fui ao mapa ver se havia alguma estrada onde nos pudessem recolher, mas não havia nada... Como uma barra daquelas de "500cal" e relembro ao Miguel que apesar de termos abrandado, temos que continuar a comer e beber... Estamos a arrefecer, o corpo precisa de energia para se manter quente e alerta!

(Nota: o Miguel não é nenhum novato nestas andanças, certamente até tem mais experiência e km's nas pernas que eu, mas tinha medo que com aquele imprevisto, o stress, o frio e o cansaço ele começasse a perder o discernimento, daí esta minha preocupação.)

Tento animar o Miguel... "Deixa lá, provas há muitas!", "Isso daqui a 15 dias está pronto para outra!", "Agora é sempre a descer até lá abaixo..." Vamos descendo calmamente, íamos num caminho largo... O Miguel já vai mais confiante no joelho... mas aquela "porcaria" ainda começou a repassar a ligadura... e eu já a ver a minha vida a andar para trás... Mas vá lá que depois não aumentou mais!

Começam a passar atletas por nós... Todos perguntam se precisamos de alguma coisa, mas estávamos desenrascados... Ainda passaram uns quantos, devíamos de ir bem classificados! Até fiquei admirado!

Acaba-se o caminho largo, fletimos à esquerda e entramos na zona do Trilho asiático, como foi apelidado pelo Moutinho. O início não era muito complicado, até era mais ou menos plano, a vegetação não era assim tanta e as pedras também não... Mas quando começamos a entrar na parte mais inclinada, começou a complicar. Havia muitas pedras, umas fixas, outras soltas, o que dificulta mais, porque nunca sabemos se aquilo vai mexer e nos vai torcer um pé... A acrescentar alguma vegetação rasteira, tipo tojos e carqueija. Só para esclarecer... não havia trilho definido! Era olhar para a reta que aparecia no GPS e tentar seguir a direito por ali abaixo!

Continuam a passar atletas por nós... Uns mais à esquerda, outros mais à direita, cada um a tentar escolher o melhor caminho... Até que o Miguel diz: "Olha ali a caixa!" e eu "Hã!? Já nem me lembrava que faltava uma caixa..." Olho lá para baixo e os atletas que nos tinham passado já tinham ganho uma grande vantagem... Penso e digo para o Miguel "Eles de certeza que falharam a caixa! Não podem ter ganho tanta vantagem!"

Vamos recolher a guia calmamente... Fomos ver se o Paulo e o Adriano tinham recolhido as deles... Estavam lá ainda as que supostamente nós pensávamos que eram deles! Já vínhamos juntos há muito tempo e já quase sabíamos os números uns dos outros... Ainda rasgámos as folhas para lhes entregar quando os víssemos, mas depois pensamos "E se os números não são estes? Podemos estar a fazer confusão e vamos estragar a prova a outro atleta qualquer..." Deixamos lá ficar as guias...

Continuamos a descer, nas calmas... Ainda dei uma escorregadela, mas sem sequelas! Logo de seguida começamos a ver a malta toda a subir, a voltar para trás... "Viram a caixa?" perguntavam eles... "É já ali em cima, mais para aquele lado!" apontava eu.

Alguns mais chateados, outros nem tanto... Mas acho que isso dependia do quanto tiveram que voltar para trás! Aquela subida não era pêra doce... E eu pensava cá para mim "Senão viesse aqui nas calmas também de certeza que tinha falhado a caixa!".

Entretanto há um atleta, o Guilherme Lourenço, que notava-se que era dos primeiros, dado o ritmo que trazia a voltar para trás, que emprestou os bastões ao Miguel... Foi uma boa atitude e ao descer novamente disse "Continua com os bastões e dás-mos novamente quando eu vier para a segunda volta!" Fiquei mais descansado, já dava mais segurança a Miguel para o resto da descida.

Estava disposto a acompanhar o Miguel de volta até à arena... A minha preocupação era ele lá chegar bem... Ia contando cada metro que conseguíamos ultrapassar... Já só faltava 1km e pouco! Até que o Miguel diz-me "Hélder, se quiseres podes seguir... tenho os bastões e agora já há mais atletas, eu fico bem!" Ainda ponderei... Olhei para o relógio, avaliei o que faltava, avaliei o estado do Miguel... Lá me decidi a aceitar a sugestão dele e retomar a prova... Realmente já faltava pouco, ele estava bem (dentro do possível) e com os atletas que andavam ali para cima e para baixo, mais os que já estavam a iniciar a segunda volta, ele estaria sempre acompanhado... Disse-lhe para ter cuidado no que restava e segui caminho...

Entrava agora na parte final do Trilho asiático. Foi a única parte do trilho que o Moutinho limpou... Mesmo limpo, aquilo era perigoso, havia muitas pedras daquelas a apontar para nós! Muita carqueija! O moutinho diz que teve pena de nós e decidiu limpar aquele bocado, senão era impossível passar... "Se não limpasse, ninguém ia à segunda volta..." disse ele no briefing.

 

 

Trilho asiático! Conseguem vê-lo? Foto: Paulo Fernandes

Realmente aquilo era um trilho, digamos... chato! Vou atrás do Guilherme Lourenço e outros dois atletas... Nos últimos 100m de trilho, antes de chegar ao rio, já dá para correr... ia mesmo bem! Aquele tempo a caminhar tinha-me restabelecido as forças quase na totalidade!

 

A atravessar o rio antes o túnel e a limpar as condutas do ar! Foto: Paulo Fernandes

Mais um pedaço de rio para atravessar, mesmo por cima de uma cascata enorme! Aí tínhamos os primeiros apoiantes a ver-nos... Tinham feito o caminho inverso até ao nosso encontro! Saco do frontal, porque tínhamos um túnel para atravessar... Já vinha desde lá de cima a olhar para aquele buraco e a pensar "Aquilo é um túnel?! De certeza que vamos por ali!"

Reconheci logo o túnel do UTSF... Já o tinha feito pelo menos 4 vezes (fui confirmar aos meus registos), precisamente neste sentido, apesar do trilho de acesso ser diferente... Lembro-me da primeira vez que me atrevi a fazer aquilo sem ligar o frontal, porque iam outros atletas à frente com frontal, só que fui ficando para trás e a meio do túnel praticamente só via tudo preto! Fui tateando as paredes e o teto com os bastões para ver se não me matava... Mas desta vez não me deixei enganar! Liguei logo o frontal e fiz aquilo tudo a correr!

 

Túnel. Foto: Jorge Camisão.
 
 
Túnel. Foto: Jorge Camisão.



Túnel. Foto: Jorge Camisão.


 

Túnel. Foto: Jorge Camisão.

 

Saídos do túnel, ainda tínhamos que descer um bom bocado até à arena... Sempre em escadinhas, aos S's por ali abaixo...

Chego à arena, preparo as guias e o dorsal e entrego para confirmação! Tudo certo e por ordem numérica! Só faltava virem agrafadas!

 

Cansado? Espantado? Nah, foi só espectativa enquanto eram confirmadas as guias... Foto: Jorge Camisão.

 

"Tudo certo! Podes ir abastecer"


Corrida ao abastecimento! Foto: Ana Cristina Cabrita.

 

Já o Filipe estava ansiosamente à minha espera... Corremos para o nosso abastecimento! Vou-lhe contando mais ou menos como foi a primeira volta, a navegação, os trilhos, o percalço do Miguel, enquanto abasteço... Reponho os líquidos (levei sempre 2 litros para cada volta), as barras, géis e está tudo... Não me apetecia comer nada de especial... Tinha comido a tal barra de "500cal" há uma meia hora... Meto meio tomate à boca carregado de sal, um pedaço de marmelada e está feito!

Olho para o relógio, marcava 3h56... Digo para o Filipe "A segunda faço mais rápido! Até já! Já venho!"

 

Pronto para a segunda volta! Foto: Filipe.

 

De volta "ao jogo". Foto: Ana Cristina Cabrita.
 

 Dirijo-me novamente à arena... "Moutinho! Dorsal para a segunda volta se faz favor!"


Continua...

1 comentário: