quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ponto da situação

Decorridos que estão os primeiros 5 meses do ano, é altura de fazer um balanço do que se passou neste início de 2012...

Pois bem, tal como tinha referido aqui, o grande objectivo desta primeira metade de 2012 seria o 2º Ultra Trail de Sesimbra, na distância de 50km!

Mas antes disso haviam outras etapas a cumprir... O máximo de distância que tinha feito em trail foram os 35km do Trail Terras do Grande Lago e a minha ideia era ir aumentando a distância e o nível de dificuldade gradualmente...

Assim, fiz os 38km do Sicó! Uma prova que me correu bem, tendo até chegado à meta emocionado...

Depois foi Penafirme, 30km para não perder a embalagem...

De seguida a minha primeira maratona, em trail! Vou guardar para sempre na minha memória os meus primeiros 42km por trilhos no Almourol!

Realizada esta constante adaptação à distância, "amandei-me" para Sesimbra! Concluí os meus primeiros 50km com sucesso, embora tenha fraquejado em alguns momentos, mas mesmo assim senti-me melhor do que aquilo que estava à espera... E assim alcancei um dos meus objectivos que era terminar um trail com distância superior à maratona!

Mas isto não foi só trilhos...

No início do ano, no Campeonato Nacional de Estrada em Benavente, bati o meu recorde pessoal dos 15km com 1h03, tirando mais de 4min à minha anterior marca!

De seguida foi a milha que caiu... Na Milha Urbana das Galveias consegui melhorar 2 segundos o meu anterior melhor tempo na distância!

E ainda tive tempo para ir a Mérida melhorar o meu tempo à Meia Maratona! 1h31m06 A 1h30 está próxima...

Neste último mês de Maio ainda deu para ir experimentar a Meia Maratona na Areia e manter o ritmo no 2º Trail de Abrantes!

E estes primeiros 5 meses foram mais ou menos assim...

Agora vamos pensar no que resta até ao final de 2012... O grande objectivo é, sem dúvida, a Maratona do Porto lá para fins de Outubro!

A minha ideia era descansar um bocado agora em Junho e a partir de Julho atacar a preparação para os míticos 42195m!

Mas quem é que consegue parar quando se está inserido num clube como o Atletismo Clube de Portalegre?

Um diz para irmos a Alvaiázere... e vamos!

Outro diz que era engraçado irmos à Reixida... e vamos!

Vários não conseguem dormir só a pensar em Óbidos... e a gente lá vai!

E eu, como se não bastasse, ainda ando a ponderar ir à Freita, ao UTSF!

Vamos indo e vamos vendo... Várias decisões importantes serão tomadas nos próximos dias...

Bons treinos!

3 comentários:

  1. Grande Helder, este 1º semestre está cheio e bem preenchido em provas das quais a maioria também participei. Esta tua paixão pelo Trail vai trazer-te motivação para no futuro evoluires bastante e enfrentar desafios que agora ainda te parecem difíceis. A Freita é uma boa aposta em termos de evolução mas sempre te direi que é sem dúvida a prova de Trail mais difícil em Portugal com 4.122 metros de subida acumulada, S.Mamede registou 3.300m.
    Vou estar também na Reixida e agradecia que me levassem aquele precioso troféu que conquistei no dia 19 de Maio. Até la´um abraço.
    Nota: vou adicionar o teu Blogue para assim ir acompanhando as tuas aventuras.

    ResponderEliminar
  2. Ora viva Joaquim, o trail realmente não se pode comparar a mais nada, é único e pretendo continuar a evoluir quer na distância, quer na dificuldade...
    A Freita é uma "paixão antiga"! Vamos ver se se concretiza...
    O seu troféu será entregue na Reixida então! Bem como outro prémio que lhe calhou num sorteio!
    Até lá
    Abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    com esse tempo na meia-maratona e com a endurance que terás desenvolvido devido às longas provas fora de estrada, suspeito que essa estreia na Maratona de estrada vai resultar num tempo muito simpático :).

    Boa sorte!

    ResponderEliminar