terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alqueva: 20 ou 35km?

No fim de semana após a Meia Maratona de Portugal estou a pensar ir fazer o II Trail Terras do Grande Lago, no Alqueva.

A decisão está tomada, até porque nesse período estou de férias e posso recuperar melhor, tanto após a Meia como após o Trail.

A minha questão é a qual das duas provas disponíveis hei-de ir? 20 ou 35km? Sendo que a altimetria da prova de 35km há-de ser qualquer coisa parecida com isto e os últimos 20km coincidem com a prova dos 20km.


Altimetria

Por um lado, e à primeira vista, escolheria os 20km. É uma distância em que me sinto mais confortável e como não sei como vou estar após a Meia Maratona o melhor seria não arriscar, até porque não quero dar o "estouro" agora e ficar arrumado até ao Natal...

Por outro lado, já fiz algumas provas com distância superior aos 20km e agora talvez esteja na altura de dar o passo seguinte. E esta prova parece ser o ideal...
Apesar de serem 35km, após ver o gráfico da altimetria não fiquei assustado...
Tendo em conta que fiz os 15km do Trail Castelo de Abrantes em Maio com mais de 500m de desnível positivo e os 27km do Trail do Almonda em Julho com mais de 1000m de desnível positivo, esta  prova, à primeira impressão não me parece que tenha o mesmo grau de dificuldade, dado que o D+ é de 244m.

Sendo que um dos meus objectivos para 2011/2012 é participar em provas de Trail até +/- 35km, esta será a prova ideal para experimentar uma distância superior a 30km!

2 comentários:

  1. Olá Helder
    Sou José Magro da Associação O Mundo da Corrida e fui em 2010 o "Atleta Vassoura " do Trail do Alqueva nos 35 kms. Esta é uma prova bastante acessivel, especialmente em comparação com as 2 provas que referiu.Dos 35 kms a parte mais rápida é precisamente a parte inicial só feita pela prova maior. A parte final, parte feita só pelos 20 kms é mais "acidentada", com algumas subidas e descidas mas sem nada de complicado.
    Embora seja suspeito garanto que vá gostar da prova.
    Espero vê-lo bem longe de mim nesta prova, sinal q estará bem longe do "Atleta Vassoura " de 2011.
    Boa prova
    P.S: Quando for á prova e me vir , diga qualquer coisa.
    Abraço

    José MAgro

    ResponderEliminar
  2. Olá José
    Obrigado pelo comentário!
    Também acho que irei gostar da prova! Tal como eu disse, acho que é a prova ideal para experimentar pela primeira vez esta distância.
    Sendo assim, espero não o encontrar durante a prova ;) mas se o vir antes ou após irei dar-lhe um cumprimento!
    Abraço

    ResponderEliminar