terça-feira, 26 de junho de 2012

Reixida, Leiria

24 de Junho de 2012

Cartaz da prova

Boa hora aquela em que me decidi a participar na prova de trilhos mais louca do país e arredores!

Quem se deslocou até à Reixida no passado domingo com certeza não deu o dia por mal empregue... A organização, a cargo da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Reixida, está de parabéns, já que conseguiu proporcionar a todos uma excelente prova, trilhos realmente loucos, um belo almoço e muita diversão!

Do Atletismo Clube de Portalegre fomos 6 atletas...

João Carlos, eu, Vitorina, Pedro, Sérgio e J. Serra. Foto: ACP

O dia prometia ser quente, mas para quem "convive" com os 40º alentejanos no dia-a-dia não havia de ser nada...

Chegados à Reixida começou logo a sentir-se o ambiente de festa na aldeia, onde toda a comunidade parecia estar envolvida... As cozinheiras já preparavam o almoço, mas ainda não era hora dele, primeiro tínhamos que fazer por o merecer...

Levantamos os dorsais, equipamos-nos e estava quase na hora... Não tinha muita vontade, mas lá fui dar uma voltinha para aquecer...

Altimetria da prova

Ouvimos os últimos conselhos do speaker e estávamos prontos para a partida!

Speaker na arquibancada. Foto: CCD O Alvitejo
Foto: organização

É dada a partida e começamos logo a subir até ao cimo da aldeia para darmos uma volta e ficarmos a conhecer, porque "a aldeia não é só aqui em baixo, também mora gente lá pra cima"...

Passamos novamente pelo local da partida e lá nos metemos nos trilhos... Primeiro em estradões junto ao rio passando pelo local onde era indicado que ali nasce o rio Lis...

Até aqui segui com o Sérgio e o João Carlos... Ao 3º km quando começamos a subir nos trilhos mais estreitos apanhámos o Serra e eu como me sentia bem tentei manter um bom ritmo na subida...

Ainda descemos um bocado, mas depressa se percebeu que esta parte inicial ia ser dura e sempre a subir até às Antenas...

Antes dos 5km tivemos o primeiro abastecimento, só de água... Eu como não levava nada comigo tive que parar e bebi meio copo de água... Apesar de ainda não sentir sede, tinha que beber, senão ia ser a morte do artista lá mais 'pró fim...

Estávamos a meio da subida e o terreno ia ficando cada vez mais inclinado... Tão inclinado que a "parede" final nos levou desde os 300m de altitude aos 420 em apenas 360m de distância... Coisa para andar aí entre os 30 e os 35% de inclinação...

Nesta parte mais inclinada comecei a sentir as dores nos gémeos que me têm atormentado nas últimas provas, mas já percebi que só se manifestam mais quando o terreno é a subir e tenho que forçar os gémeos...

Chegamos ao topo e tivemos o 2º abastecimento, água e marmelada... Encontrei o Fernando Fonseca que me deu os parabéns pelo blog e pelos relatos, os quais lhe agradeci e agradeço novamente!

Segui viagem e levava nesta altura uns 6,5km... Sabia que a pior subida já estava feita e daqui para a frente apenas haviam umas pequenas rampas, "no big deal"!

Os km que se seguiram foram um sobe e desce constante, onde corri a alta velocidade nas descidas e a maioria das subidas fiz também a correr...

Um destaque especial para o Trilho da Maunça mais ou menos ao km 9 (penso eu), que me pareceu que tinha sido um trilho aberto à pouco tempo... Estreito, com vegetação baixa, piso em terra mole... Deu-me um gozo especial acelerar por ali abaixo!

Antes do km 12, mais um abastecimento, ali a meio de uma subida...

Continuei a subir a correr, já restabelecido de forças e vejo o Vitorino Coragem uns metros à minha frente... Mais à frente consegui alcança-lo quando ele parou numa "cascata" artificial, ali colocada pela organização, para se refrescar da cabeça aos pés... Este pessoal da Reixida é mesmo louco! :)

Eu não fui tão ousado e apenas molhei o boné e segui viagem...

Começamos então a descer por trilhos altamente loucos, cheios de curvas e arbustos e pedras e perdi o Vitorino de vista... Os joelhos começaram a queixar-se e a dizerem-me para abrandar na descida... Lá me lembrei que o grande desafio é no dia 30 e que a Reixida era só uma brincadeira para desanuviar e então abrandei o ritmo...

Mais um abastecimento de água aos 14,5km e a partir daqui foi sempre a gerir, sem abusar...

Continuei a descer, já começava a cheirar a meta, mas ainda tínhamos uma última subida pela frente... Não era muito inclinada, mas o piso requeria cuidados redobrados e até houve uma zona em que tivemos que progredir com a ajuda de cordas...

Na última subida. Foto: Licinio Florencio

Mais uma descida, mais uma subida e começamos a aproximar-nos da povoação... Até que finalmente, o momento pelo qual eu tanto ansiei! O rio Lis! Ai que bem que soube aquela água fresquinha!

Nas águas do Lis. Foto: organização

Fizemos uns 100m na água, saímos e mais à frente voltamos a entrar para nos despedirmos do rio Lis e rumarmos à meta!

E já está! Mais uma para o currículo!

Os Trilhos Loucos da Reixida fizeram jus ao nome e, pelo menos a mim, não me desiludiram!

Já com o dever cumprido! Foto: Vitorina
Foto: Vitorina

De seguida fomos ao banho e ao merecido almoço que estava 5 estrelas!

Na entrega dos prémios pudemos ainda aplaudir a Vitorina que venceu na geral femnina!

O vencedor masculino e da geral foi o Albino Magalhães precisando de pouco mais de 1h36 para completar o percurso.

Eu terminei em 81º de 250 atletas chegados à meta e 38º de 101 nos seniores masculinos com um tempo de 2h 17.45.

Alguns dados da minha prova:

Distância: 19,60km

Tempo: 2h17m43s

Ganho de elevação: 704m

Cadência média: 7:02min/km

A prova correu mais ou menos como esperava... Abusei em algumas partes, mas sempre com a cabeça na Freita, sem nunca comprometer nada... A dor nos gémeos continua cá, mas já sei como lidar com ela, são umas contracturas que não querem desaparecer...

Em relação à organização da prova, não há grande coisa a acrescentar... Uma organização humilde, com gente empenhada, que tenta dar e mostrar o melhor que tem! Recomendo, sem dúvida!