quarta-feira, 25 de julho de 2012

Próximo objectivo: Maratona!

Ora bem, já lá vão mais de 15 dias desde a última vez que cá escrevi alguma coisa e já estava na hora de dar notícias...

Depois de ter concluído o Ultra Trail da Serra da Freita no passado dia 30 de Junho, aproveitei para tirar uma semana de folga das corridas...

As mazelas físicas com que fiquei impediam-me de correr sem dores... Senti alguma fadiga muscular nos dias após a prova, o que é normal, mas o que me impediu de correr foi a ferida com que fiquei abaixo do joelho direito... Agora já quase desapareceu e não me incomoda, mas na altura doía-me até a caminhar, quanto mais a correr...

Por isso, estive 8 dias sem correr... A única actividade física que fiz foram uns km de bicicleta de estrada para ir e voltar do trabalho um dia...

Num desses dias aproveitei também para ir dar sangue... É um gesto que gosto de fazer, pelo menos de 6 em 6 meses... Prejudica um pouco a forma física, porque diminui a hemoglobina, mas já que estava numa fase de descanso... Penso que foi a minha 4ª dádiva, que espero poder repetir muitas vezes... Será sinal que estou de boa saúde...

Na semana seguinte, de 9 a 15 de Julho, foi a semana de regresso aos treinos... Fiz treinos leves, para avaliar a forma física e terminar a recuperação da Freita e da dádiva de sangue...

Entretanto, já tenho o pensamento focado no meu próximo objectivo! Estrear-me e concluir a Maratona!

No dia 16 iniciei o meu plano de treinos para a Maratona! É um plano de 15 semanas com vista à participação na Maratona do Porto a 28 de Outubro! O plano foi elaborado por mim, com os conhecimentos que possuo, tentando respeitar os princípios básicos do treino... A "revisão" foi feita pelo mister João Carlos Correia, que me deu algumas indicações e me alertou para alguns aspectos importantes...

Dividi o plano em 4 fases:

1ª fase (4 semanas): Aumento progressivo da carga de treino, tentando chegar a um nível razoável de forma. Só inicio treino de séries mais a sério na 4ª semana, até lá variações de ritmo só mesmo numas brincadeiras em fartlek... O "longo mais longo" também será no final da 4ª semana com 24km... Média semanal: 50km

2ª fase (4 semanas): Depois de atingir um nível de forma minimamente aceitável, o objectivo é continuar a aumentar a carga e se possível os ritmos de treino nos treinos destinados a esse fim... Darei um passo atrás na distância dos longos e retomarei a evolução de forma progressiva... Provavelmente correrei uma Meia Maratona nesta fase para avaliar a forma... Média semanal: 57km

3ª fase (4 semanas): As séries continuarão de 15 em 15 dias, intercaladas com semanas de Fartlek... A carga continua a aumentar... No final desta fase realizarei o "Teste dos 32km"! Média semanal: 66km

4ª fase (3 semanas): Será a fase de descompressão... Tentarei realizar uma Meia Maratona 15 dias antes da Maratona no ritmo que pretendo para a Maratona... Se não conseguir que seja 15 dias antes, tentarei fazê-la 3 ou 4 semanas antes... Na penúltima semana ainda realizarei treino de séries e um longo de 21km... A última semana será mesmo de relax, só com 3 treinos leves e a Maratona no final! Média semanal: 58km

Ao longo do plano e dependendo de como as coisas evoluírem ainda ponderarei aumentar ligeiramente a carga de km semanal, para tentar chegar aos 80km pelo menos uma ou duas vezes...

Neste momento já tenho um objectivo definido que é Terminar a Maratona! Claro que gostava de fazer um tempo minimamente decente, mas como será uma estreia e muitas variáveis interferem no desfecho, vou esperar mais umas semanas para tentar estabelecer o intervalo de tempo para o qual irei tentar correr...

Neste momento estou a meio da 2ª semana e está tudo a correr sobre rodas...

A primeira semana foi calma, com pouca carga e um longo de apenas 15km no domingo...

Vou tentando dar notícias e fazer um apanhado dos treinos pelo menos no final de cada fase do plano...

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário