sábado, 31 de março de 2012

1º Trail de Penafirme

O tempo livre tem sido pouco e após Penafirme ainda não tinha dito nada... Não vou fazer um relato exaustivo da minha prestação, vou apenas deixar algumas palavras acerca da prova no geral...

Ora, este 1º Trail de Penafirme, que decorreu no dia 18 de Março, foi organizado pelo Clube Académico de Penafirme em parceria com o Ô Hotels and Resorts - Hotel Golfmar e com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

No fundo, gostei da prova! Os trilhos que percorremos são muito variados e após cada subida surgia-nos uma paisagem ligeiramente diferente... Foi difícil cair na monotonia, tal foi a variedade de pisos, de obstáculos e de paisagens com que nos brindaram...

O local da partida/chegada é bom, com muito espaço e o apoio das infraestruturas do hotel foi essencial.

Em relação à à minha prova, fi-la nas calmas... O objectivo era meter km nas pernas, chegar bem ao final e conhecer uma zona que não conhecia... Claro que procuro sempre dar o meu melhor e chegar à meta o mais rápido possível, mas não estava nos meus dias...

Comecei a prova num ritmo calmo, na companhia do Sérgio... Nos primeiros km senti umas pontadas num músculo da perna direita, que depois acabaram por desaparecer, mas fiquei receoso...

Até ao 12º km íamos num ritmo aceitável... Passamos por vários pontos de interessa, as arribas junto ao mar, uma gruta, trilhos impecáveis sempre com muita natureza nas suas mais variadas formas a rodear-nos...

Tivemos o azar de nos enganarmos num cruzamento +/- ao km 12, onde não havia nenhum membro da organização... Aí perdemos algum tempo e, pelo menos eu, perdi muita da motivação que trazia...

Nessa altura "mudei o chip". Saí do modo de competição e entrei no modo de treino... Fisicamente sentia-me bem e às vezes até me apetecia acelerar, mas animicamente estava em baixo e pensei várias vezes em desistir...

Deixei o Sérgio por momentos e fui para a frente, acelerei um pouco, a ver se ganhava alguma "pica", alguma motivação para continuar... Mas depressa desisti da ideia, se acompanhado já ia em baixo, se ficasse sozinho ia mesmo desmotivar...

Esperei pelo Sérgio e continuamos os dois... Fizemos o resto da prova juntos... Sempre nos íamos ajudando um ao outro...

No último abastecimento fomos alcançados pelo Pinto, que veio de trás... Estava formado um trio ACP! Continuamos os três e terminamos juntos fazendo os cerca de 30km em menos de 3h30.

No final, ouvi um dos organizadores dizer que a prova tinha sido anulada, não haveria classificações nem prémios. Devido aos vários erros no percurso, por falta de membros da organização, por sucessivos enganos de alguns atletas, a organização decidiu anular a prova...

Na altura não fiquei muito chateado, até porque as minhas prestações não são o suficiente para lutar por lugares no pódio, nem lá perto... Por isso para mim foi igual, fiz os 30km na mesma, porque cumpri o percurso na íntegra, trouxe de lá a t-shirt, que é o meu troféu e pronto...

Mas por outro lado, após alguma reflexão, gostava que tivessem havido classificações, justas para quem realizou o percurso todo e passou pelos 4 controlos... Mas pronto, a organização decidiu assim...

Espero que para 2013 a prova se realize novamente e haja mais cuidado com alguns aspectos organizativos, esses que falharam nesta 1ª edição. A organização parece ter vontade e desejo-lhes muita sorte para o próximo ano... Se o calendário e a minha preparação na altura me permitirem, lá estarei novamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário