sábado, 15 de setembro de 2012

Objectivo Maratona - Fase 2/4

Mais um passo rumo à Maratona do Porto!

Concluí aquela que defini como a 2ª fase (13/Agosto a 9/Setembro) do meu plano de treinos para a Maratona...

Assim, já lá vão 8 semanas de treinos e já estou na 2ª metade do plano...

Ora, se bem se lembram e não falharam nada do que eu aqui tenho escrito (ai de vocês que falhem!), na primeira semana desta 2ª fase, andava a braços com umas contracturas nos gémeos... Pois bem, eliminei os treinos de séries e os fartleks muito violentos e fiquei-me por uns treinos normalíssimos de corrida contínua e algumas mudanças de ritmo quando sentia que não ia agravar a lesão... Também fui realizando um tratamento caseiro com calor, auto-massagem e um relaxante muscular para tentar debelar a lesão... Ao fim de uma semana já estava muito melhor...

Mesmo assim, nas semanas seguintes optei por não realizar séries e tentei apenas manter a quilometragem que tinha definida para cada semana...

Últimas 6 semanas de treinos (2 da 1ª fase + 4 da 2ª fase)
Como tinha planeado, na primeira semana desta 2ª fase diminui o volume e a intensidade dos treinos, para ganhar "novo fôlego" para as semanas seguintes...

Durante esta 2ª fase, fui aumentando novamente a quilometragem, à excepção da 3ª semana (27/Ago a 2/Set) em que falhei um treino, devido a um fim de semana bastante ocupado, que me obrigaram a 3 dias de paragem...

Após a primeira semana mais leve, também fui aumentando a velocidade, culminando na 4ª semana com 71,21km com média de 5.02min/km...

Também fui aumentando a distância dos treinos longos, tendo na 4ª semana ultrapassado a barreira dos 27km, distância que nunca tinha feito em corrida contínua...

Treinos longos da 2ª fase:

1ª semana: 21km @ 5.12min/km
2ª semana: 21km @ 5.27min/km
3ª semana: 24km @ 4.54min/km
4ª semana: 27km @ 5.24min/km

E assim prossegue a preparação para a estreia na Maratona...

Amanhã vou participar na Meia Maratona Sportzone no Porto, que tem um percurso coincidente com uma parte do percurso da Maratona...

Vou reconhecer o terreno e tentar  fazer um bom tempo, se possível com recorde pessoal e sub-1h30... Mas não prometo nada... Vamos ver como corre...

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário