sábado, 19 de novembro de 2011

37ª Meia Maratona da Nazaré

Nazaré, 13 de Novembro de 2011

Cartaz da prova.

Muitas provas me passaram pelos olhos para realizar neste início de Novembro. A escolha não era muita, mas ao mesmo tempo havia algumas que me deixaram indeciso. Até que vi esta 37ª Meia Maratona da Nazaré!

Era a prova ideal. Uma meia-maratona, distância à qual já estou habituado. Uma prova mítica, que já vai na sua 37ª edição e que foi a "Mãe" das Meias Maratonas em Portugal.

Dei a ideia aos colegas do ACP e surgiram logo cinco para me acompanhar. E lá fomos nós! Eu, o JC, o Sérgio, a Paula, o Emílio e o Costa.

Partimos de Portalegre cerca das 7h30. Ainda não chovia, mas o dia prometia trazer água... Pelo caminho apanhámos umas chuvadas, mas à medida que nos aproximamos da Nazaré as nuvens no céu foram desaparecendo, fazendo-nos acreditar que faríamos a prova sem nos molharmos...

A equipa ACP presente: JC, Paula, Sérgio, eu, Emílio e Costa. Foto: ACP.

Mal chegamos fomos logo levantar os dorsais, regressámos ao carro para nos equiparmos rapidamente e fomos até à partida em jeito de aquecimento. Na zona da partida estava a Rosa Mota a apressar os atletas mais atrasados... Faltavam uns 10 minutos para a partida. Posicionamos-nos nos 1º terço do pelotão e entre a multidão lá fomos tentando mexer as pernas para aquecer.

A Rosa Mota dá o tiro, ou melhor, o apito de partida e lá vamos nós!

Os primeiros 5km eram uma pequena volta à Nazaré, de seguida rumaríamos a Famalicão e voltávamos.

Na fase inicial tentei ganhar algumas posições e procurar a minha posição no pelotão. Fiz os primeiros 2km rápidos até à primeira subida. Aí comecei a ver que as "canetas" não estavam a responder muito bem. Sentia as pernas pesadas e um aperto nos gémeos. Falta de aquecimento pois claro! O facto de não ter aquecido convenientemente e ter feito os primeiros km rápidos foi o suficiente para começar a sentir esta espécie de cãibras nos gémeos.

Mas lá continuei, na esperança que passado algum tempo aquilo aliviasse e pudesse fazer a minha prova descansadinho...

Ainda nos km iniciais. Foto: CCD Alvitejo.

Depois de voltarmos a descer até à beira-mar, passámos pela zona da meta, ganho algum ânimo com os aplausos dos muitos populares presentes e esqueço por momentos as dores nas pernas.

Até ao momento o tempo estava bom, temperatura óptima, sem chuva e com pouco vento.

Rumámos então até Famalicão...

Até ao km 7 ainda tentei manter o ritmo abaixo dos 4:30min/km, mas vi que tinha que abrandar. As dores nas pernas mantinham-se e ainda faltava muito. O melhor era mesmo abrandar...

Olhei para trás e vi o Sérgio a uns 50 metros. Resolvi esperar por ele para seguirmos juntos. Já que íamos tão próximos não valia a pena irmos separados. Sempre nos poderíamos motivar mutuamente... Abrandei, esperei por ele e continuamos juntos.

A partir daqui começou a intensificar-se o vento contra, o que não ajudava nada. Tentamos manter-nos os dois juntos, ora puxava um, ora puxava outro... E fizemos os kms seguintes até ao retornos na casa dos 4:30.

As dores nos gémeos mantinham-se, embora tivessem abrandado ligeiramente depois de ter despejado uma garrafa de água pelas pernas abaixo.

O vento continuava a dificultar-nos a progressão e a minha esperança era que após o retorno nos ajudasse a regressar à Nazaré com um empurrãozinho pelas costas.

Começamos a aproximar-nos do ponto de retorno e os primeiros atletas já estão no regresso. Avisto o Emílio e o Costa no sentido contrário e dou-lhes força.

Chegámos ao ponto de retorno, demos a volta ao famoso bidon e parece que me nasceu uma alma nova. As dores nas pernas foram desaparecendo e consegui a partir daqui melhorar o ritmo.

Nesta altura comecei a distanciar-me do Sérgio e continuei sozinho. Avisto o JC e a Paula no sentido contrário e dou-lhes força.

Começam a ouvir-se os primeiros trovões e a chuva não tardou a aparecer. Cai uma valente carga de água que não me fez abrandar. O vento pelas costas ajudava agora a progressão, mas não na mesma proporção em que dificultou, o que é pena...

Vou acompanhando alguns atletas que vão no mesmo ritmo que eu e tento manter a média abaixo dos 4:30, o que me permitia terminar dentro da 1h35.

Uma última subida para ultrapassar e já só faltam uns 3km.

Lembro-me de olhar para o relógio aos 19km e levava 1h25, e aos 20km ainda ia na casa da 1h29. Ok, tá feito! A 1h35 parecia garantida!

Nestes últimos metros a chuva caía com mais intensidade e já havia grandes poças de água na algo esburacada marginal da Nazaré.

Ainda acelero no último km, ultrapasso uns 2 ou 3 atletas e passo a meta com 1h34m25! (Tempo Oficial de 1h34m48)

Chovia copiosamente e os pontos de abrigo após a chegada eram poucos e encontravam-se digamos, super lotados.

Fui entregar o chip e receber o saco com os brindes. Apanhei uma garrafa de água para matar a sede e fui-me refugiar na tenda das massagens enquanto a dupla JC/Emílio foi buscar o carro e os 6 sacos com as coisas para irmos ao banho. Ah valentes!

Entretanto ainda fui à massagem que me soube muito bem e aí reparei que me doíam muito os gémeos de ambas as pernas num certo ponto. Provavelmente teria feito alguma contractura com esta brincadeira.

Apanhado em flagrante, tremia de frio. Foto: CCD Alvitejo.

Fomos ao banho quente, que após aquela chuvada e aquele frio era mesmo o que estava a precisar.

De seguida um belo dum almoço num dos restaurantes da vila e um animado regresso a Portalegre.

Foi uma prova difícil para mim, em que senti algumas dificuldades em manter um ritmo abaixo dos 4:30. Não o foi devido à meteorologia, porque eu até gosto do frio e da chuva. E o vento também era suportável. Agora as dores nos gémeos é que me tramaram. Foi falta de aquecimento e há que ter mais cuidado com este aspecto, porque por vezes podem surgir lesões inesperadas.
O objectivo principal era manter-me abaixo da 1h35 e esse foi atingido, mas esperava fazer um pouco melhor. Fica para a próxima...


Tempos parciais registado no Garmin:

5km        -     21'19''
10km      -     44'18'' / 5km - 22'59''
15km      - 1h06'41'' / 5km - 22'23''
20km      - 1h29'20'' / 5km - 22'39''
21,21km - 1h34'25'' / 1,21km - 5'05''

Terminei com um tempo oficial de 1h34'48'' e um tempo registado por mim de 1h34'25''.
Classifiquei-me em 337º de 1135 participantes e em 331º de 1061 nos masculinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário