segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

14ª S. Silvestre do Crato

Realizou-se no passado sábado, dia 17, a 14ª S. Silvestre do Crato organizada pelo município do Crato com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.


Esta prova, que já se tornou numa referência a nível distrital, vai conseguindo atrair alguns atletas de primeiro plano nacional, elevando assim o nível competitivo.

A prova desenrolou-se num circuito urbano, com os atletas absolutos masculinos e femininos a terem que cumprir 4 voltas ao circuito numa distância anunciada de 5600m.

Equipa ACP que correu os 5600m - falta o Bruno Paixão.

Eu já tinha realizado esta prova no ano passado e lembro-me de ter feito um bom tempo dada a minha condição na altura. O percurso apesar de apresentar alguns troços de paralelo e muitas viragens torna-se num percurso rápido em que as subidas se fazem com facilidade e as descidas ajudam a abrir a passada.

A minha ideia era melhorar o tempo de 2010 em que fiz uma média de 4'10/km. Sabia que estava bem fisicamente e as melhorias em relação a 2010 eram notórias. Se tudo corresse bem e o corpo não me traísse estava plenamente confiante.

Então comecei a minha prova na retaguarda do pelotão e arranquei devagar. Já cheguei à conclusão que não vale a pena partir muito à frente porque depois acabo por exagerar no início e vou perdendo a moral à medida que vou sendo ultrapassado.

Assim passou-se exactamente o contrário. Fiz a minha prova de trás para a frente, sempre a ganhar posições e com a moral sempre em alta!

Na 1ª volta, atrás do João Farinha.

Como não levava cardiofrequencímetro, não tive essa informação durante a prova e então nem me preocupei com esse aspecto. Fui ouvindo o corpo e tentando dar sempre o máximo, sem exagerar demasiado.

Acabei por fazer cada um dos 5km abaixo dos 4min e surpreender-me a mim mesmo! Ia olhando sempre para o relógio e via a cadência sempre abaixo dos 4' e sentia-me bem, só estava com medo de rebentar de repente... O que não chegou a acontecer!

Mas sei que andei sempre no limite, porque no final queria sprintar e já não fui capaz de apanhar os atletas que iam à minha frente.

Consegui superar-me e melhorar o tempo do ano passado o que me deixa totalmente satisfeito com a minha prestação!

Fiz 5,22km registados pelo GPS em 20m01s, fazendo uma média de 3:50 min/km. Fui 53º de 113 na classificação absoluta e 18º de 26 nos seniores masculinos.

O ACP conseguiu dois pódios através do Simão Albuquerque (2º INI) e do Bruno Paixão (3º Geral, 2º SEN M), sendo a 7ª de 23 equipas presentes.

Resultados

2 comentários: