terça-feira, 31 de janeiro de 2012

26º Corta Mato de Figueira e Barros

No passado sábado, dia 28 de Janeiro, realizou-se na freguesia de Figueira e Barros concelho de Avis o 26º Corta Mato local, onde esteve inserido também o Campeonato distrital de Corta Mato.

O evento, organizado pelo Centro Cultural de Figueira e Barros com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, contou com provas para todos os escalões. No conjunto das provas de absolutos femininos (4500m) e absolutos masculinos (6000m) terminaram 44 atletas, sendo 8 (18%) do sexo feminino.

Os vencedores absolutos foram Bruno Paixão do Atletismo Clube de Portalegre e Raquel Trabuco do Clube Elvense de Natação, que se sagraram também campeões distritais de corta mato.

Em relação à minha prova correu melhor do que eu estava à espera. Tinha começado com uma constipação no dia anterior e no dia da prova acordei com febre. Ainda ponderei não correr, mas na hora da prova já me sentia minimamente capaz e então lá fui eu.

Equipa ACP que participou na prova absoluta.

Eram 4 voltas a um circuito com cerca de 1500m de extensão. Não era um circuito plano, tinha algumas subidas e o terreno encontrava-se muito seco e duro devido à falta de chuva.

No início confesso que abusei um bocado, fiz o primeiro km em 3'30. Demasiado rápido! É aquela euforia da partida que nos leva a acelerar sempre mais... E mesmo assim ainda me fui tentando controlar, avaliando a respiração... Mas como era no início estava cheio de força!

Ainda fiz um bom 2ºkm, em 3'52. A partir daqui já tinha a minha posição mais ou menos definida e controlada.

Nas voltas seguintes fui gerindo o esforço, ultrapassei um ou dois atletas, fui ultrapassado por outros tantos e pronto, tá feito!
A constipação não me afectou muito, depois de começar a correr parece que tudo passa... Mas claro que preferia ter corrido a 100%.

Registei no meu garmin 5,70km em 22m45s com uma média de 4min/km. Fui 18º de 36 na classificação masculina e 7º de 11 nos seniores masculinos.

Em relação ao campeonato distrital de corta mato, ajudei a equipa sénior do ACP a sagrar-se campeã, tendo o clube ainda conseguido o título nos absolutos femininos e vários pódios individuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário