domingo, 6 de novembro de 2011

12º Corta Mato do Ervedal

Realizou-se ontem o 12º Corta Mato do Ervedal, prova que abriu a época desportiva no que diz respeito às provas do calendário da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Foi uma prova organizada pela Casa do Povo do Ervedal, com o apoio da Junta de Freguesia do Ervedal e da Câmara Municipal de Avis e com a colaboração técnica da AADP.

Com um circuito de 1000m traçado numa das margens da albufeira da Barragem do Maranhão, a competição integrou provas para todos os escalões etários desde os Benjamins aos Veteranos.

Em relação ao circuito em si, gostei bastante! Com alguns altos e baixos, e vários obstáculos naturais tornou-se num traçado, apesar de repetitivo, nada monótono.

Equipa masculina ACP (seniores e veteranos). Foto: ACP.


A minha prova desenrolou-se mais ou menos como esperava. Foram 6 voltas (cerca de 6km) corridas em conjunto com os Juniores e Veteranos masculinos.
Logo após a partida procurei colocar-me bem no pelotão, para não me atrasar muito no início devido ao estreitamento do caminho em algumas zonas. Isto resultou num 1º km em 4min! Muito rápido para mim...

No 2º e 3º km abrandei ligeiramente tendo feito 4:10 e 4:15 respectivamente.

Nesta altura comecei a sentir dores nos gémeos de ambas as pernas. Provavelmente devido ao deficiente aquecimento, mas também devido  ao próprio terreno que exigia muito destes músculos.

Lembro-me de olhar para o relógio e ver as pulsações nos 195bpm. Alerta! Era sinal para abrandar...

Nesta altura já tinha mais ou menos a minha posição no pelotão definida. Resolvi abrandar um pouco, tentando sempre manter a posição.

Fiz o 4º km em 4:25 e o 5º km em 4:34. Fui ultrapassado por dois ou três atletas e ultrapassei outros tantos.

Quando entrei na última volta esqueci tudo e acelerei! Não sei onde tinha aquelas forças, mas fiz a última volta com um à vontade que não esperava. Ganhei mais um ou dois lugares e mantive a posição até ao final.

Foi uma boa experiência! Para início de época fiquei muito satisfeito!

Acabei por fazer os 6,11km que o GPS marcou em 26m05s terminando com uma média de 4:16 min/km.Terminei em 28º de 51 na classificação de absolutos masculinos e 13º de 17 seniores masculinos.

Há ainda a destacar o 3º lugar colectivo do Atletismo Clube de Portalegre com vários atletas a alcançarem o pódio!

O site da AADP tarda em divulgar os resultados, pelo que os consegui  aqui através do blog do ACP.

Sem comentários:

Enviar um comentário