quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resumo 2011

2011 foi um ano bastante positivo! Tive os meus altos e baixos como toda a gente, mas penso que os momentos bons superam largamente os menos bons!

Comecei o ano com dores nos pés e Janeiro, apesar de ter participado no Campeonato Nacional de Estrada, foi um mês de poucos treinos.

Em Fevereiro, já minimamente recuperado, iniciei um plano de treinos para me estrear na distância da meia maratona. Tentei ser regular nos treinos em Fevereiro e Março e atingi um bom nível de forma, batendo o meu recorde pessoal dos 10km na prova de Montemor-o-Novo.

Uma das primeiras provas do ano: GP Montemor-o-Novo



Iniciei Abil em grande! Estreei-me na Meia Maratona de Montanha de Albuquerque e no fim de semana a seguir liguei Elvas a Badajoz a correr na 24ª edição da meia maratona que liga as duas cidades.

Estreia na Meia Maratona em Albuquerque.

2ª Meia Maratona: Elvas - Badajoz

O objectivo seguinte foram os 15km do Trail Castelo de Abrantes em Maio, onde fiz a minha estreia em provas de trail. Fiquei fã! E defini logo o objectivo seguinte: Trail do Almonda em Julho!

Até pareço um atleta a sério... No 1º Trail Castelo de Abrantes.

Maio e Junho foram meses de preparação para os esperados 30km do Almonda. Pelo meio ainda fiz a 'Meia' de Coria, dei um saltinho ao Guincho para correr "Entre Serra e Mar" e ainda fui a Peniche ver as Fogueiras e comer umas sardinhas...

A maior corrida nocturna em Portugal.

Chegou Julho e o Trail do Almonda! Foram cerca de 27km por trilhos na Serra d'Aire, a maior distância que tinha corrido até à data! Mais de 3h30 sob um forte calor que ia sendo mais forte que eu na parte final.

Os duros do Almonda.

Aqui foi o despoletar de uma nova lesão, desta vez nos tendões rotulianos que me provocavam dores bastante intensas nos joelhos. Treinei para o Almonda com dores, fiz o Almonda com dores e recuperei do Almonda com dores... Também é preciso saber sofrer...

A segunda quinzena de Julho foi de férias, descanso e pouco treino...

Regressei aos treinos em Agosto com a promessa de mais regularidade. E para ajudar a cumprir essa promessa criei este blog que me tem ajudado a registar os meus treinos e provas e a reflectir sobre as mesmas...

Em Setembro fiz o meu primeiro trail nocturno, o das Lebres do Sado. Também bati o meu recorde da Meia Maratona (1h32m48s) em Lisboa na MM de Portugal (Pte Vasco da Gama).

Boa experiência esta do Trail Nocturno das Lebres do Sado.

Em Outubro aumentei a parada. Fiz 35km no Trail Terras do Grande Lago e ainda os 20km do Trail da Serra d'Arga.

Prova do "crime"!
Pelos trilhos da Serra d'Arga.

Em Novembro mais duas Meias Maratonas. A participação na "Mãe" das MM em Portugal na Nazaré e uma ida mais descontraída a Jarandilla de la Vera.

Uma prova com muita história: 37ª Meia Maratona da Nazaré.
Uma espectacular paisagem lá para os lados de Jarandilla de la Vera.

As dores nos joelhos pouco aliviaram desde o Verão e então decido alterar um pouco a minha rotina de treinos. Comecei a incluir um treino de bicicleta de estrada por semana no meu plano de treinos, substituindo um treino de corrida. Objectivo: aliviar o impacto nos joelhos, treinando sempre a parte cardio-respiratória e músculos acessórios da corrida.

Em Dezembro participei na Estafeta da Maratona de Lisboa, no 1º percurso e, bati o meu recorde dos 10km. Terminei o ano em beleza com duas S. Silvestres: Crato e Avis, onde fiz as minhas primeiras provas com média abaixo dos 4min/km.

Durante o ano ainda realizei outros provas a nível distrital. Provas de corta mato, montanha, pista, um pouco de tudo...

Fiz várias experiências durante estes 12 meses... Testei a minha velocidade, a minha resistência física, endurance e até a minha capacidade/resistência mental...

Adorei os trails, fiquei a gostar mais de corta mato do que estava à espera, experimentei a pista e não esqueci a estrada...

Tenho limitações, tal como toda a gente! Tenho que evitar os pisos duros senão as minhas articulações dão logo sinal... Em compensação tenho a bicicleta de estrada que adoro e me permite realizar bons treinos...

Tal como disse no início, 2011 foi um ano bastante positivo! Espero que 2012 seja ainda melhor! Espero manter a regularidade e atingir novos objectivos, mas isso fica para outro post...

Sem comentários:

Enviar um comentário