terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Campeonato Nacional de Estrada 2012

Realizou-se no passado domingo, dia 15, em Benavente, o Campeonato Nacional de Estrada 2012, aproveitando a estrutura da prova dos "15km de Benavente", embora, segundo ouvi dizer (porque nunca tinha participado na dita prova), o percurso tenha sido diferente.

Realizou-se também uma prova aberta com a participação de mais de 4 centenas de atletas. No Campeonato Nacional propriamente dito foram classificados 261 atletas.

Sagraram-se campeões de estrada Manuel Damião em masculinos e Ana Dulce Félix em femininos, ambos do Maratona Clube de Portugal.

Dulce Félix na recta final.

Aos 5km. Damião resguardou-se e venceu no final ao sprint.

O pódio masculino ficou completo com José Rocha (Maratona) em 2º e Youssef El Kalai (Maratona) em 3º. Na prova feminina classificou-se Ana Dias (Maratona) em 2ª e Leonor Carneiro (Maratona) em 3ª.

A hegemonia do Maratona Clube de Portugal ficou confirmada ao conseguir fechar a classificação colectiva, tanto masculina como feminina, com 10 pontos (mínima pontuação possível). O que significa que colocou 4 atletas nos 4 primeiros lugares das respectivas classificações.

Os pódios colectivos ficaram completos da seguinte forma:

Masculinos:
  1. Maratona Clube de Portugal
  2. Grupo Desp. Rec. da Conforlimpa
  3. Maia Atlético Clube
Femininos:
  1. Maratona Clube de Portugal
  2. Sporting Clube de Braga
  3. Adercus

 Em relação à minha prova, correu lindamente!

Equipa ACP presente. Parecem muitos? Ainda falta alguns que não chegaram a tempo da foto...

Na partida coloquei-me mais ou menos a meio do pelotão. Não queria partir muito à frente para não atrapalhar quem anda mais que eu, mas também não queria partir muito atrás para depois não ter que ultrapassar aquela gente toda aos S's.

Procurei um espacinho lá no meio daquele pessoal todo e aguardei.

Chegou a hora programada e em vez de ouvir o tiro só via uns senhores lá na frente a mandar os atletas recuarem. Se não queriam aquela confusão toda, bastava terem separado os atletas do Campeonato Nacional e os da prova aberta. Digo isto porque havia certamente muita gente que não contava para o Campeonato Nacional, nem ia fazer grandes tempos a meter-se no 1º terço do pelotão. Só tenho uma coisa a dizer em relação a este incidente que atrasou a partida em 5 minutos: Não havia necessidade!

Lá soou a buzina e a coisa começou a andar... Passei o pórtico e coloquei o relógio a contar... Entretanto com esta confusão atrasei-me em relação ao meu grupo onde queria seguir que era o Sérgio, Paulo Rodrigues e João Albuquerque.

Ao fim de um km de ultrapassagens, S's e curva e contra-curva consegui alcançar o meu grupinho.

O Paulo Rodrigues marcava o ritmo, íamos sempre ali entre 4:05 e 4:15 min/km. O meu objectivo era fazer média abaixo de 4:20, por isso este ritmo adequava-se perfeitamente.

A primeira volta foi feita com várias ultrapassagens a outros atletas mais lentos. Os primeiros 5km serviram também para conhecer as curvas, que não eram poucas.

Sérgio, Paulo e eu por volta dos 5km.

À medida que íamos avançando, começou a formar-se um grupo atrás de nós os 3 (entretanto o João Albuquerque tinha ficado ligeiramente para trás).

Passamos aos 5km com 20:50 e uma média de 4:10. Perfeito! Perfeito não, porque apesar de estar a conseguir manter o ritmo e estar muito bem a nível cardiorespiratório, as pernas queixavam-se... Primeiro o joelho direito começou a dar sinal, ignorei... Depois os gémeos com umas pontadas, ignorei... E ainda os tendões de Aquiles a quererem ficar presos, ignorei novamente...

Foi o melhor que fiz. As dores e pequenos desconfortos apareciam, mas como não lhes dava muita importância, depressa desapareciam também...

O grupo que se tinha formado connosco era cada vez mais numeroso e sei que olhei para trás uma vez e devíamos ser mais de 10. Eu, o Sérgio e o Paulo íamos marcando o ritmo, como se algum de nós tivesse uma bandeirinha daquelas que se vêm nas Maratonas...

Na 2ª légua mantivemos a mesma regularidade, tendo o km mais lento sido feito em 4:18 e o mais rápido em 4:12.

A companhia também ajudou a descontrair e abstrair-me da própria corrida. No nosso grupo ia um atleta do CLAC - Entroncamento, que, vim a saber mais tarde, tinha 56 anos. O seu à-vontade, a sua frescura e a sua boa disposição eram contagiantes. Rapidamente lhe pusemos a alcunha de "avozinho", por ser o mais velho do grupo... O Paulo, fazendo jus à sua alcunha, foi conversando com o tal senhor e o que era para ser uma prova em que ia totalmente concentrado para bater o meu recorde pessoal dos 15km, tornou-se num descontraído passeio por Benavente em amena cavaqueira com o grupinho que se tinha formado.

Passamos aos 10km com 42:05 com média de 4:12. Tínhamos abrandado um pouco, mas penso que é o normal numa prova de 3 voltas. A primeira volta, de reconhecimento, mas rápida devido à excitação e frescura na partida. A 2ª volta mais lenta para controlar. E a 3ª mais rápida, sabendo que já está quase no fim...

E foi assim mesmo, no início da 3ª volta o ritmo aumentou ligeiramente e já fazia contas para prever o tempo final.

O grupo foi-se partindo e ficamos uns 6 ou 7.

Ao 13º km o GPS apita e mostra 54m 37s. Faço umas contas rapidamente e digo para o grupo que se mantivermos um ritmo a rondar os 4 min/km baixamos da 1h 03min.

Então o "avozinho" (com todo o respeito) do CLAC mostrou-se disposto a acelerar comigo.

Aumentamos o ritmo e fizemos o 14º km em 3:51. Começo a sentir o cansaço nas pernas e o respiração a querer tornar-se superficial...

Concentro-me nos movimentos que tenho fazer com as pernas, sem pensar no cansaço... Só pensava em ser rápido e respirar tranquilamente!

O senhor do CLAC diz-me que lhe tinha começado a doer a barriga e que ia abrandar..."Continua tu!" disse-me ele.

Continuei concentrado e mantive o ritmo! Para mim esta sensação de ir mais rápido, praticamente a sprintar é bastante esquisita... Quando vou num ritmo confortável como fomos nos primeiros 13km consigo apreciar a paisagem, ver o que me rodeia e manter-me calmo... Quando aumento o ritmo como nestes últimos 2km parece que vou a alta velocidade e só consigo focar os metros de estrada que estão à minha frente, não consigo olhar para o lado, nem apreciar pormenores, sou só eu e os metros que faltam correr...

Sei que ultrapassei vários atletas neste último km, mas ia tão concentrado que tudo me passou ao lado... Fiz o 15º km em 3:50.

Um pormenor que falhou nas minhas contas é que no meu GPS cada volta tinha mais de 5km e eu só coloquei o relógio a contar uns 15s depois do tiro, por isso quando o GPS deu o aviso de 15km, levava eu 1h 02m 18s e ainda faltavam quase 200m para a meta.

Na recta da meta, a todo o gás!


Segui a fila para receber a lembrança e agarrar um copo de isotónico... Pelo meio ainda me levaram o dorsal e espetaram-no num prego... Mal empregue!

Entretanto comecei a sentir o frio e fui ao banho num pavilhão próximo. Ainda com mais frio fiquei depois do banho de água gelada que tomei! (até rimou)

De seguida, a mini para recuperar e "ala que se faz tarde". Almoçamos pelo caminho, num ambiente de grande animação e estava feito! Um dia bem passado, com uma boa prestação na prova e um belo convívio!

Em relação a resultados, a organização disponibilizou no próprio dia a classificação, mas apenas os 90 primeiros atletas têm tempo atribuído. Por isso não sei o meu tempo oficial.

O ACP classificou ambas as equipas, com os homens a conseguirem o 19º lugar e as mulheres o 7º.

Agora, sinto-me na obrigação de dizer umas palavras acerca da organização da prova que pelo que percebi ficou a cargo do Clube União Artística Benaventense, com o apoio da Associação de Atletismo de Santarém e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Muitas coisas falharam neste evento!

Para muitos se calhar o pior foi não haver água quente no banho. Claro que preferia tomar banho de água quente, mas pronto, para mim o pior não foi isso.

Gostava de ter ficado com o dorsal no final, mas tiraram-mo! Mas pronto, isso até nem é a primeira vez que me acontece, por isso...

A partida estava marcada para as 10h30 e foi dada uns 5 minutos depois! Mas não há problema, eu também não tinha pressa... Mas pelo que li, houveram atletas que foram obrigados a partir à frente do risco... Também não faz mal, eu até parti uns 20m atrás do risco, por isso..

O pior meus amigos - e relembro que estamos em 2012 (com tanta evolução tecnológica) e a prova incluía o Campeonato Nacional de Estrada - foi não haver controlo por chip! Como é que é possível que numa prova com mais de 600 ou 700 atletas e com a importância que tinha, não terem realizado controlo por chip?! Estamos em 2012, onde até já existem chips descartáveis e mais baratos...

Não sei a quem hei-de endereçar estas críticas, porque pelo que percebi (e li num jornal desportivo) a Federação Portuguesa de Atletismo descartou todas as responsabilidades em relação à organização da prova. Às vezes há coisas que não se entendem, mas se calhar também não são para serem entendidas...

Edit (21/Jan): 6 dias após a prova a Federação Portuguesa de Atletismo disponibilizou os resultados com os tempos de todos os atletas. De realçar que, dada a natureza da cronometragem (manual), existem inúmeras discrepâncias - algumas bastante acentuadas - entre os tempos publicados e os tempos reais.
No meu caso, tenho um tempo oficial de 1h 02m 38s. Este tempo não foi o real, tanto que no meu relógio registei 1h 03m e apenas iniciei o cronómetro quando atravessei a linha de partida. Sendo assim, vou contabilizar, nos meus registos, o tempo de 1h 03m que passa a ser o meu recorde pessoal dos 15km.

Fotos neste post tiradas por João Carlos Correia - ACP.

2 comentários:

  1. Parabens campeão, apesar do joelho, uma grande prova....

    Nota.. gostei efeitos das fotos.. tens que dar essa dica

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Apesar desses desconfortos passageiros, a prova correu-me bem e senti que a nível cardiorespiratório estou cada vez melhor!

    O que fiz nas fotos foi colocá-las a preto e branco e depois colori a parte que queria...

    ResponderEliminar