sexta-feira, 20 de abril de 2012

2º Ultra Trail de Sesimbra - 50km

Sesimbra, 15 de Abril de 2012

Cartaz da prova

E eis que chega o dia para o qual eu treinei nas últimas 12 semanas! Todos os treinos e provas feitos até aqui serviram de preparação, física e mental, para estes 50km! Este seria o principal objectivo desta primeira metade do ano de 2012: concluir o 2º Ultra Trail de Sesimbra, ultrapassar a barreira dos 42km e tornar-me um ultramaratonista!

A prova, organizada pela Associação Desportiva O Mundo da Corrida, contava com duas distâncias à escolha dos atletas, 50 e 20km. E ainda com uma caminhada de 15km que dava um cheirinho do percurso da prova...

A representação do Atletismo Clube de Portalegre esteve a cargo de um trio, desta feita composto por mim, o Sérgio Carinhas e o João Albuquerque. Fora da competição, mas na condição de repórter e relações públicas esteve o nosso mister João Carlos Correia.

Eu, o Sérgio e o João Carlos partimos de véspera. Sabendo que a partida da prova seria dada às 7h30, optámos por passar a noite em Sesimbra, numa residencial. O Albuquerque foi no próprio dia, tendo saído de Portalegre perto das 4h (!) da manhã...

Antes das 7h lá nos dirigimos ao hotel Sesimba Spa para levantarmos os dorsais. Tudo muito bem organizado, tudo muito rápido... Fomos ultimar os pormenores do equipamento e depressa regressamos à zona da partida...

Antes da partida, ainda fresquinhos! (Foto: João Carlos Correia)

Apesar das previsões não apontarem para um dia chuvoso, caiam uns pingos de chuva e estava frio... Levo corta-vento? Não levo corta-vento? Vou de manga curta? Manga comprida? Estava indeciso...

Optei por levar o corta-vento vestido por cima de uma t-shirt de manga curta... Era com aquilo que me sentia bem na altura e foi assim que me aprontei para a partida... Depois, mais tarde, se tivesse calor, tirava o corta-vento...

Poucos minutos antes das 7h30 lá nos "obrigaram" a sair do abrigo da chuva para nos alinharmos à partida... Ouvimos um pequeno briefing, onde nos foram dadas algumas informações importantes, como os abastecimentos, controlos, tecnicidade do percurso e trajecto a seguir na partida e chegada...

Coloco-me na retaguarda do grupo e é dada a partida!

Passados uns metros e já o pessoal da frente tinha metido pela rua errada... Toca de virar para trás e de repente fiquei ali no 1º terço do pelotão... A minha ideia era começar mesmo nas calmas e depois ir aumentando o ritmo à medida que o tempo/distância passasse e o corpo pedisse... Por isso fui deixando o pessoal passar para a frente e segui ali com o João Albuquerque...

O primeiro km foi feito ali na marginal, junto à praia... Passamos as docas e entramos na terra batida... Aqui já se nos tinha juntado o Sérgio e fizemos umas centenas de metros juntos...

Aparece-nos a primeira subidazita aos 3km e eu já ia com calor... Meti a 1ª e fui despindo o corta-vento enquanto caminhava... Lá o consegui amanhar bem no elástico de fora do camelbag e segui de manga curta... Apesar de (ainda) não estar muito vento, estava um bocado de frio, mas estava confiante que vinha aí um belo sol... Nesta altura o Albuquerque "fugiu" e fiquei com o Sérgio...

Mais à frente virámos à esquerda e entrámos nuns trilhos mais estreitos... Logo aqui o ritmo "acelerado" que trazíamos dos primeiros km abrandou forçosamente... Começamos a descer, com muito cuidado, para passarmos junto à Praia do Cavalo...

Uma das paredes que teríamos que subir. (Foto: João Carlos Correia)

Terminou a descida e logo começamos a subir a primeira parede do dia... Com uma inclinação jeitosa, fomos progredindo na medida do possível por ali acima... Chegamos ao topo e entrámos num trilho mais largo e em ligeira descida onde já dava para correr...

A praia do Cavalo já tinha ficado para trás. (Foto: João Carlos Correia)

Lá seguimos, descontraidamente, conversando, sem pensarmos nos km que tínhamos pela frente... Até que +/- ao km 7 surge o primeiro abastecimento... Bebi um copito de isotónico e comi uns cubos de marmelada e seguimos...

Após o abastecimento o terreno continuou favorável, maioritariamente a descer e sem grandes obstáculos... Passamos aos 8km e digo para o Sérgio que já só falta uma maratona, um Almourol pela frente...

Mais à frente chegamos a um cruzamento onde já andavam alguns atletas à procura das fitas... Víamos outros atletas mais à frente, do outro lado, na outra encosta, mas parecia não haver caminho para lá... Juntou-se ali um grupo de 10 ou 15 atletas, alguém lá deu com as fitas e seguimos viagem...

O caminho era por um trilho algo perigoso, a descer, com muitas pedras soltas e cheio de obstáculos perigosos... Optei por colocar-me na frente do grupo e ganhei alguma vantagem na descida... Deixo de ver o Sérgio...

Iniciámos nova subida inclinada... Ia um atleta à minha frente, com bastões e com algumas dificuldades nos "degraus" maiores, tanto que por várias vezes o ajudei a subir, colocando-lhe as mãos nas costas...

Chegamos ao topo, a inclinação diminuiu substancialmente e mais à frente entrámos num estradão onde corri num bom ritmo até ao 2º abastecimento... Bebi um copo de água e já ia a arrancar quando a senhora do abastecimento diz que havia marmelada e fruta também... Voltei-me para trás e lá estava a marmelada "escondida" na mala do carro... Por acaso nem tinha reparado... Lá agarrei num pedaço de marmelada e segui...

Continuei, agora sozinho, pelo estradão na direcção do mar... Até que o trilho começou a ficar mais estreito, com mais vegetação e mais perigoso... Aqui alcancei o grupo que tinha saído do abastecimento à minha frente... Continuamos a descer e passámos pelas ruínas do Forte de São Domingos da Baralha... Incrível como, em outros tempos, conseguiram construir este forte neste local de tão difícil acesso... Pena que agora só lhe vejamos as ruínas...

Lá seguimos caminho, agora a subir após o forte... Num trilho bastante marcado pela água, com sulcos no meio... Entrámos depois num estradão de terreno arenoso que nos iria levar até mesmo quase ao final do Cabo Espichel... Aí estava o primeiro controlo de passagem...

Continuamos na direcção do Farol do Cabo Espichel... Passámos o farol e começou a chover... Uma chuva que juntamente com o vento forte até fazia doer nas pernas e nos braços... E eu ali de manga curta... Ah valente! Olhei para o céu em redor e aquilo parecia-me uma nuvem passageira... Resolvi continuar de manga curta e deixar o corta-vento onde estava...

Fizemos uns metros em alcatrão e entrámos novamente na terra em direcção ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido como Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua... No final do terreiro estava o 3º abastecimento... Aqui bebi uns copos de isotónico, comi umas marmeladas e acho que ainda levei um pedaço de banana para comer no caminho...

Os km seguintes foram feitos quase sempre em ritmo de corrida, por trilhos e estradões sem grandes dificuldades... Por vezes com alguma areia a dificultar a progressão, uma ou outra subida/descida mais inclinadas, mas sem grande história... Fiz grande parte deste percurso sozinho, até aos 23km onde estava o 4º abastecimento... Bebi uns copos de água e troquei umas palavras com o rapaz que estava no abastecimento que me disse que em Maio era ele que nos fazia uma visita a Portalegre para participar no UTSM, não nos 100km, mas nos 28km...

Uns metros após o abastecimento alcancei um grupo de atletas que seguiam à minha frente... Junto-me a eles e vou ultrapassando alguns naturalmente... À cabeça do grupo segue o Jorge Mimoso que reconheço imediatamente...

Sigo com o grupo do Mimoso até à entrada na praia, íamos com cerca de 25km e 3h10 de prova... Sabendo que a 2ª metade da prova era a mais rápida, fui fazendo contas de cabeça para ver se conseguia baixar das 6h... Na altura pareceu-me ser possível, mas ainda faltavam 25km e eles não se faziam sozinhos...

Entrei na areia e a primeira impressão até foi boa... Nunca tinha corrido na areia numa prova e esta parte inicial até se fez bem... Uma grande parte do areal no início estava húmido e relativamente compacto, daí ter conseguido manter um passo de corrida...

Ao fim de uns minutos entramos numa areia mais mole e já não se corria tão facilmente... Ainda resisti durante um bocado, mas tive que optar pela marcha... Olhava em frente e via atletas lá ao fundo, ainda no areal... Não podia fazer aquilo tudo a caminhar, senão nunca mais acabava... Aproveitei a ondulação do próprio areal e comecei a correr nas descidas e planos (passo curto e levezinho) e a caminhar nas pequenas subidas...

Rapidamente fui alcançado pelo Mimoso e por outros atletas que tinha deixado para trás antes da praia... Em compensação, também ultrapassei outros atletas que iam ainda com mais dificuldade que eu...

Foram quase 3,5km na areia... Três quilómetros e meio que eu estava a ver que nunca mais acabavam...

Mas lá chegamos ao final do areal, entrámos no passadiço e uns metros à frente estava o 5º abastecimento e o 2º controlo... Aqui, confesso que já vinha esganado de fome... Bebi uns copos já não me lembro do quê e só sei é que me agarrei às batatas fritas durante um pedaço... A senhora a querer tapar o recipiente das batatas para não apanharem chuva e eu a destapar para comer... hehe Mas lá tive que seguir viagem, senão ficava ali o resto da manhã...

Saí do abastecimento sozinho... O caminho seguia agora por estradões, onde por vezes havia alguma areia, mas normalmente dava para correr bem... Pareceu-me que ainda sentia alguma fome... Saquei de uma barra das minhas e devorei-a em 3 dentadas...

Sentia as sapatilhas com alguma areia e arrependi-me de não ter perdido um minuto após a praia para tirar a areia dos pés... Mas se não parei na altura também não ia parar agora... Até que passo num ribeiro, com água a meia canela e pronto... Agora é que não paro mesmo... hehe

Continuei, por pinhais... Um cheiro a pinheiro e a terra molhada que já não sentia à algum tempo e a culpa é desta maldita seca dos últimos meses...

Começo a aproximar-me de vários atletas que iam à minha frente... Passo pelo João Garcia e mais uns quantos e chegamos ao 6º abastecimento... Comi uma marmelada e bebi um copo de isotónico e segui viagem rapidamente...

Tinha visto que o Mimoso ia mesmo ali à frente e tentei alcança-lo... Rapidamente o alcancei e aqui cometi o meu erro... Em vez de seguir ali com ele naquele ritmo certinho, tive a "ousadia" de o passar e como me sentia bem, fui abusando no ritmo...

Íamos com 35km e as minhas contas davam para as 6h... Faltavam 15km e eu, na altura, subestimei a distância e as dificuldades que ainda faltavam ultrapassar...

Mais à frente o terreno começou a inclinar e sou ultrapassado novamente pelo Mimoso... Lá seguiu ele naquele passo certinho e eu ali a querer ficar sem combustível... Fui alternando a corrida com a marcha até ao 7º abastecimento, após 37km...

Senti-me pela primeira vez cansado... O corpo estava a querer começar a fraquejar... Comi uns amendoins e bebi uns copos de tota-tola a ver se arrebitava um bocado... Sabia que a partir daqui seria a cabeça a mandar e o corpo a obedecer, ou não...

Saí do abastecimento com a certeza de que os próximos km não seriam fáceis... Fui alternando a corrida com a marcha... Para ajudar à festa começou a dar-me uma dor por baixo das costelas, do lado esquerdo do abdómen, na zona do baço... Teria sido do gás da tota-tola? Lá me fui arrastando...

Passado um par de km lá abrandou a dor... Lá continuei, calmamente, avaliando a situação... Sentia-me cansado, as pernas pesavam um bocado e ainda faltavam uns 10km... Mas não podia "desistir"! Treinei muito para esta prova, foi para estes 50km que treinei nos últimos meses! E agora vou aqui a passo!? Vamos lá embora!

Lá ganhei ânimo e tentei "voltar à corrida"... Mas quando olho à minha volta... "Onde estão as fitas!?" Deixei de ver fitas durante uns 100m... Achei estranho, mas como estava vento e havia muitas fitas enroladas nos arbustos, pensei que pudessem estar escondidas e continuei (a descer) mais uns metros, quando chego à conclusão que era melhor voltar para trás e procurar as últimas fitas... Quando me viro para trás, já lá vinha um grupo de atletas caindo no mesmo erro que eu... Digo-lhes que não havia fitas ali e eles depressa fazem meia volta e imediatamente encontram o caminho certo... Eu é que fiquei pior, que já tinha descido uns metros e tive que voltar a subir...

Lá tentei seguir atrás deles a ver se apanhava a boleia, mas eles iam mais fortes que eu, que ainda estava a tentar recuperar do meu momento fraco...

O terreno ainda continuava a subir ligeiramente e eles, como iam melhor que eu, depressa me fugiram... Lá fiquei sozinho novamente...

Iniciei uma descida que me iria levar até à pedreira... Entrei na pedreira e o terreno começou a subir ligeiramente... Conseguia ver o grupo da frente, mas não tinha forças para os apanhar... Lá me fui arrastando naquele cenário dantesco até chegar ao 8º abastecimento que se encontrava à saída da pedreira... Cheguei ao abastecimento e ainda lá estava o grupo que ia à minha frente... Bebi um copito, eles arrancaram e eu arranquei logo atrás deles... Tinha que aproveitar a boleia...

Saímos do abastecimento e já se avistava Sesimbra... Boa, agora é sempre a descer até à meta, pensei eu... Tão enganadinho que eu estava...

Começamos a descer, numa zona mais técnica e consigo acompanhá-los... Reparo que é o João Garcia que ali vai... Entrámos num estradão e o grupo volta a fugir-me... Não tenho forças para os acompanhar no terreno plano... Começamos a descer novamente e faço um esforço para me aproximar o mais possível...

Passamos num controlo (o 3º) e começamos a subir numa estrada de alcatrão... E aí é que me lembrei... O castelo! Ainda falta subir ao castelo! Imprimo uma marcha rápida por ali acima e quando chego ao abastecimento (9º e último) ainda o grupo do João Garcia lá está... Agarrei-me às batatas fritas e aos salgadinhos, que era o que me sabia bem na altura... Bebi uns copos de água e arranquei logo atrás deles...

Começamos a descer... Primeiro numa espécie de calçada, depois num trilho estreito por entre as árvores... Ía com cerca de 48km... Agora já me sentia melhor... Aquela má fase entre os 35 e os 45km já tinha passado...

Parecia que estava agora a começar a prova... Sentia-me bem... Claro que o facto do terreno ser a descer ajudava bastante... Saímos do pinhal e vejo a praia... Depois daqueles 3,5km no areal da praia do Meco, a última coisa que eu queria ver naquele momento era areia... Mas comecei a ver as fitas e o percurso era mesmo pelo areal... Pronto, se tem que ser tem que ser...

Lá meti pelo areal, sigo as fitas e outro atleta que ia à minha frente e uns metros à frente entro num passadiço e estou na marginal... Continuo, agora a acelerar um pouco... Olho para a praia e pareceu-me ver uma estaca com uma fita enrolada... "Será que o percurso era pela praia até lá à frente?!" Ainda estive para ir para a praia e confirmar, mas já estava no sprint final e quer fosse pela praia ou pela marginal a distância era a mesma... Resolvi continuar e seguir o atleta que ia uns 50m à minha frente...

Já no último km! (Foto: João Carlos Correia)
Foto: João Carlos Correia

Lá nos aproxima-mos do hotel, uma última rampa, sempre a correr porque a seguir era logo a meta e tinha que fazer boa figura para a fotografia!

Aqui está o comprovativo!

E pronto! Assim se fazem 50km em trilhos!

Logo após a meta estava o Carlos Fonseca que prontamente me deu os parabéns pela prova concluída! Conversamos um bocado e de seguida dirigi-me à mesa do abastecimento... E a que é que eu me agarrei logo? Às batatas fritas pois claro! Bebi uns copos de água, comi batatas fritas até não poder mais e fui-me sentar à sombra a tirar as sapatilhas, as meias e a areia dos pés...

Cumprimentei o Albuquerque, que tinha chegado uns minutos antes de mim e fui à massagem... Entretanto chegou o Sérgio, com uma cara de cansaço estampada no rosto, mas satisfeito por ter concluído mais este desafio... Fomos ao banho e depois fomos almoçar (a meio da tarde) um espadarte grelhado, num restaurante só para nós...

Uma preta para repor os líquidos! (Foto: João Carlos Correia)
Já não tão frescos como no início, mas muito mais satisfeitos e realizados! (Foto: João Carlos Correia)

Terminei em 56º de 147 atletas chegados à meta e 27º de 69 nos Seniores Masculinos.

Alguns dados da minha prova:

Distância: 50,72km

Tempo: 6h17m52s

Ganho de elevação: 1300m

Cadência média: 7:27min/km

Fiquei bastante contente por ter terminado estes 50km! Era o meu principal objectivo desta primeira metade do ano e consegui atingi-lo! Depois das 5h em Almourol, a minha ideia aqui para os 50km era entre as 6 e as 7h... Consegui 6h17 o que é bastante bom! Embora tenho sonhado em baixar das 6h durante alguns km, mas aquela quebra dos 35 aos 45km deu cabo do esquema... Mesmo assim o saldo é bastante positivo! A primeira ultra está concluída! Veremos quando será a próxima...

Em relação aos aspectos organizativos, foi a qualidade habitual das organizações do Mundo da Corrida... De salientar o controlo por chip! Os abastecimentos estiveram bons, com muita bebida e comidas variadas... As marcações estavam boas, embora o vento dificultasse um bocado, porque as fitas enrolavam-se e algumas ficavam meias escondidas... Só me perdi uma vez porque ia distraído aos 40km... E aos 9km houve aquele impasse, mas o caminho estava mais ou menos bem definido... Faltaram os banhos ali perto da chegada... Eu por acaso tinha sítio para ir tomar banho, mas ouvi dizer que os banhos eram um bocado longe... De resto, tudo 5*!